Guarda Municipal divulga balanço da Operação Cerol realizada em junho

A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) divulgou nesta terça-feira (29), o balanço das fiscalizações do mês de junho para coibir o uso de cerol e linha chilena na capital. A Operação Cerol teve início na primeira semana do mês e resultou na apreensão de cerca de 80 carretéis com materiais cortantes. As fiscalizações acontecem durante o ano inteiro, mas são intensificadas neste período do ano. O intuito é fazer cumprir a Lei nº 1455/05, que proíbe o uso de linhas cortantes em papagaios e pipas.

De acordo com o chefe de Divisão de Operações da Guarda Municipal, David Tadeu, a fiscalização acontece com o objetivo de evitar que as pessoas se machuquem com as linhas. “Essa ação ocorre no período de verão de forma ostensiva em ruas, balneários e logradouros públicos. Buscamos evitar lesões graves a transeuntes, ciclistas e motociclistas que se deparem com a linha encerada”, explica.

“O apoio da população no combate ao uso do cerol e linhas chilenas é fundamental. Se cada um fizer sua parte, seja denunciando ou orientando para que esse tipo de material não seja utilizado, vamos conseguir coibir essa infração”, conclui David Tadeu.

Durante as fiscalizações, a guarnição da GCMM realizou também a apreensão de cinco armas brancas e material para uso de drogas. As ações de segurança contam com dois grupamentos que atuam todos os dias da semana na cidade.

Ana Cleide Torres
Guarda Civil Municipal de Macapá