Gestores de saúde participam de reunião com Conselho Nacional de Secretarias Municipais em Brasília

O encontro proporcionou ao secretariado a oportunidade de discutir temas relacionados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Sus) e os indicadores de saúde.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Durante os dias 23 e 24 de novembro, gestores de todo Brasil participaram da reunião com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília (DF). A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, participou do encontro, que contou ainda com o ministro de da Saúde, Marcelo Queiroga, secretário executivo Rodrigo Cruz, secretário da Atenção Especializada à Saúde, Sérgio Okane, e secretário de Atenção Primária à Saúde, Rafael Câmara.

A partir da reunião foi possível discutir temas relacionados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Sus) e ainda os indicadores de saúde. Para Karlene Lamberg, os gestores apresentaram resultados positivos que devem beneficiar a população de um modo geral.

“A reunião com gestores possibilitou que cada secretário e secretária falassem um pouco sobre o balanço das ações executadas em sua cidade. E, ainda, discutir de forma conjunta as próximas ações para ano de 2022, ou seja, o encontro busca fortalecer e planejar estratégias sobre a nova modalidade de financiamento do Sistema Único de Saúde (Sus) e os indicadores de saúde”, destacou.

Atualização Covid-19, Plano de Enfrentamento da Mortalidade Materna e Infantil, Projeto Hearts da OPAS/OMS, controle de hipertensão e Prevenção das Doenças Cardiovasculares, programa Médico pelo Brasil, Previne e Centro Covid, Projeto Rede Colaborativa e o encontro com o relator do orçamento da saúde, fazem parte da vasta programação realizada pelo CONASEMS.

CONASEMS
O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), representa o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país. Defende que o sistema público de saúde é mais eficaz à medida que os municípios deixam de ser somente executores de ações, e assumem também o papel de formuladores de políticas públicas.

O CONASEMS passou a auxiliar os municípios na formulação de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento dos seus respectivos sistemas de saúde, primando pelo intercâmbio de informações e pela cooperação técnica.