Gestores de Macapá participam de Seminário Amapaense de Patrimônio Cultural

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP) e parceiros promovem nesta quinta, 29, e sexta-feira, 30, o I Seminário Amapaense de Patrimônio Cultural. A programação ocorre no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O evento tem como foco principal promover a conscientização urbana da sociedade e dos profissionais arquitetos e urbanistas da relevância na preservação e conservação dos patrimônios materiais e imateriais do Amapá. Representando o prefeito de Macapá, Clécio Luís, o secretário municipal de Planejamento, Paulo Mendes, ressaltou sobre a importância do resgate cultural e patrimonial, e explicou sobre as iniciativas do plano “Macapá 300 Anos”. 

 

“Eventos como esse são necessários para o desenvolvimento de Macapá. É esse público que irá ajudar a construir o futuro de nossa cidade, mas, para chegar lá, é necessário fazer o resgate da memória cultural, de nossas riquezas patrimoniais, saber onde estamos e onde queremos chegar, e, dentro do ‘Macapá 300 Anos’, a gestão vem construindo esse trabalho na restauração do Mercado Central, na retomada do Bioparque, no registro da cultura da música, por meio de obras como ‘Então, foi assim?’ e ‘Mestres da Música: Nonato Leal’, entre outras iniciativas”, destacou o secretário. 

 

Para o presidente do CAU, Cesar Balieiro, a educação patrimonial é a principal ferramenta de preservação, e o conhecimento de um bem é a forma mais eficiente de proteger o patrimônio cultural. “Essa educação da cultura, memória e do patrimônio deve ser sensibilizada desde os anos iniciais. É uma questão de educação”, ressaltou o presidente.

 

Segundo a acadêmica do 8º semestre de arquitetura de uma instituição de ensino superior, Aline Soares, 20 anos, o diálogo e a troca de ideias são fundamentais para a construção do conhecimento. “Tem gente que acha bonito o curso, mas não conhece a essência. Por exemplo, patrimônios históricos, se você não tiver cuidado, podem se perder todas as características tradicionais dependendo do projeto. É necessário estudar e debater em eventos como esse como podemos harmonizar a modernidade com a tradição cultural”, explicou.

 

A programação contará ainda com debates, oficinas e um momento de manifesto, o qual será apresentado durante o evento, viabilizando a parceria com a Prefeitura de Macapá no projeto “Macapá 300 Anos”. Participaram da solenidade a diretora da Fundação Municipal de Cultura, Marina Beckman e o secretário de Obras de Macapá, David Covre.

 

Outras iniciativas no Brasil podem ser acessadas em https://www.cauap.gov.br/?p=11215

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Max Renê