‘Ganhei mais chances no mercado de trabalho’, diz estudante ao participar de cursos de qualificação profissional

Capacitações gratuitas são oferecidas pelo Projeto Despertar, da Prefeitura de Macapá.

Por Mônica Silva e Wellington Diego Barros* - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

João Carlos participou de três cursos do projeto Despertar | Foto: Wellington Diego Barros

“Aprimorei meus conhecimentos e ganhei mais chances no mercado de trabalho. As pessoas estão buscando novas experiências e os cursos me deram essa oportunidade’, diz empolgado o estudante João Carlos ao concluir a qualificação profissional ofertada pela Prefeitura de Macapá.

O jovem aproveitou a oportunidade para aprender sobre marketing digital, empreendedorismo e técnicas inovadoras de vendas e pós vendas. As aulas acontecem no Centro Comunitário do bairro Congós e são parte das ações do projeto Despertar, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

Inicialmente, 37 alunos participaram dos cursos gratuitos. Eles atendem às necessidades apontadas pela própria comunidade, que tem buscado novas perspectivas e percepções no mercado profissional, inclusão social e produtividade.

‘Cada dia é um novo desafio. A competitividade no mercado de trabalho é grande e ter conhecimento se torna fundamental na hora de disputar uma vaga. Os cursos me deram novas pretensões, me ensinaram a administrar minha vida financeira’, conta o estudante Ruan Santana.

Do mesmo modo, Emily Caroline, de 28 anos, disse que o curso foi ótimo. “Nunca tive oportunidade antes. Tenho uma lojinha de móveis planejados e as informações que tive acesso durante os cursos me deram uma visão mais ampla e criativa de como conduzir meu empreendimento’, disse a jovem empreendedora.

Para o secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Augusto Félix, os cursos são oportunidades para população de baixa renda adquirir novos conhecimentos, ingressar no mercado de trabalho e gerar de renda.

“A qualificação profissional influencia de forma positiva na vida das pessoas, tanto para o ingresso no primeiro emprego formal quanto para se tornarem microempreendedores’, explica.

Aulas acontecem no Centro Comunitário do bairro Congós | Foto: Wellington Diego Barros

Projeto Despertar
Oferta cursos gratuitos de capacitação profissional voltados para a população de baixa renda, e ajuda a desenvolver e qualificar o trabalhador, para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. São aulas de conhecimento teórico e prático sobre empreendedorismo, maximizando qualidades e exploração correta do potencial de cada um.

“Inicialmente estão sendo atendidos apenas os moradores do bairro Congós. A ideia, que vem apresentando saldo positivo em suas ações, será levada para outras áreas da cidade. Nossa finalidade é oferecer oportunidades e motivações”, comentou Elciane Barbosa, chefe da Divisão de Atestado de Mercado da Semtradi.

Novos cursos
Atendimento ao cliente, Gestão Financeira e Cooperativismo são os próximos cursos programados para acontecer no período de 15 a 17 deste mês, no Centro Comunitário Profissionalizante Congós. A turma já conta com 37 alunos e até o final de fevereiro a Semtradi deverá divulgar novas ações.