Força-tarefa: Prefeitura conclui limpeza e manutenção do cemitério São Francisco, na zona norte de Macapá

Mutirão teve início no dia 10. Serviços foram executados por equipes do Departamento de Limpeza da Secretaria Municipal de Zeladoria.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A prefeitura de Macapá concluiu nesta quinta-feira (26) o mutirão de limpeza e manutenção do Cemitério São Francisco de Assis, maior cemitério do Amapá, localizado na zona norte da capital. A força-tarefa foi realizada em 16 dias por equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, com serviços de capina manual e mecanizada, poda de árvores e retirada de pequenas lixeiras. Cerca de 30 homens trabalharam na ação.

“O Cemitério é administrado pela prefeitura e temos uma equipe de trabalho permanente para serviços rotineiros. Mas pedimos sempre a colaboração das pessoas para que cuidem dos túmulos de seus entes queridos fazendo a limpeza do entorno. São 175.748 m² para ser cuidado por uma equipe com poucos servidores”, disse o secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

O secretário reforçou ainda que quando for feito algum serviço de limpeza, o responsável tem que colocar o lixo nas passarelas, para que os agentes de limpeza vejam, façam a retirada do entulho. De acordo com o cronograma de ações da Zeladoria Urbana, na próxima segunda-feira (30) os serviços de limpeza e manutenção devem iniciar no cemitério São José, no bairro Buritizal, zona sul da cidade.

Visita
A prefeitura de Macapá já liberou  a visita nos três cemitérios: Nossa Senhora da Conceição; São José e São Francisco de Assis obedecendo recomendação do novo decreto, com todos os protocolos de saúde e segurança.

O horário de funcionamento será de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e das 14h às 16h30, com agendamento antecipado pelo número  99970-5094, ligação e WhatsApp.

Haverá distribuição de senhas com limitação diária de cem pessoas em cada cemitério, sempre de acordo com os protocolos sanitários. A entrada só será permitida com o uso de máscara e é obrigatório o distanciamento social.