Skip to content

‘Foi um alívio’, diz autônoma após atendimento psicológico em ação da Prefeitura de Macapá dedicada às mulheres

Programação do "Elas em movimento" ofertou atendimentos psicológicos, jurídicos e sociais no Complexo do Araxá.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Caroline Farias durante atendimento psicológico I Foto: Bruno Nascimento/PMM

“Foi um alívio ser atendida pela psicóloga’’, disse autônoma Caroline Farias, de 30 anos, durante a programação do “Elas em movimento”, realizada pela Prefeitura de Macapá neste sábado (12), no Complexo do Araxá.

A moradora do bairro Perpétuo Socorro foi uma das 20 mulheres atendidas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) Itinerante, durante a ação, que promoveu acolhimento psicológico e jurídico, serviços de assistência social e orientações sobre violências.

‘’Eu estava precisando do atendimento. Consegui me acalmar! Além disso trouxe minha mãe e irmã para tomar a terceira dose da vacina”, complementou Carolina Farias.

A equipe do Cram Itinerante esteve oferecendo os serviços com o objetivo de homenagear e atender mulheres da capital que, por algum motivo, estavam precisando de acolhimento sobre situações de violência.

Além disso, a atividade contou ainda com serviço de atualização do cadastro único e novos cadastros com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Uma oportunidade para Pâmella Ramos, de 32 anos, moradora do bairro Sol Nascente. Ela acordou cedo para pegar carona com o vizinho e assim aproveitar os atendimentos oferecidos na ação.

“Quando soube que iria acontecer a ação, me planejei e acordei 6h30 da manhã para garantir minha vaga na fila e realizar a atualização do CadÚnico, e ,também ,colocar minha vacina em dia. Ainda tive suporte jurídico pela equipe do Cram”, conta.

Elas em Movimento
O “Elas em Movimento” é um projeto alusivo ao Mês da Mulher, realizado pela Prefeitura de Macapá. A iniciativa oferta serviços de saúde, cultura, lazer e cidadania durante todo o mês de março.

A ação da Prefeitura de Macapá foi organizada pelas secretarias municipais de Saúde, Mobilização e Participação Popular, Direitos Humanos, Obras, Zeladoria Urbana, Meio Ambiente e Postura Urbana, Assistência Social e Comunicação, além dos institutos municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e de Turismo (Macapatur), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Guarda Civil Municipal de Macapá, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Coordenadoria de Esporte e Lazer (Comel).

“Esta é mais uma ação em conjunto da Prefeitura, pensando na valorização da mulher nos diversos âmbitos de vivência, seja na saúde ou no esporte e lazer. Estamos felizes com o resultado”, pontua a secretaria de Direitos Humanos, Surya El Hossn.

Sobre o Cram
O Cram Itinerante tem intensificado suas ações de combate à violência à Mulher durante o mês de março, e levou além dos serviços de acolhimento psicológico, jurídico e assistência social, rodas de conversa e palestras sobre violência para mães, alunas e colaboradoras de escolas e bairros distantes.

Além dos serviços itinerantes, o Cram possui um espaço físico localizado na rua Odilardo Silva, 844, no bairro Laguinho. O atendimento direcionado as mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, de forma presencial ou agendada pelo contato (96) 98813 6949.