Feiras da Semana Santa ofertam cinco toneladas de pescado e produtos agrícolas à população

Nos dias 01 e 02 de abril, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), realizou a Feira do Peixe e Agricultura Familiar. Executada todos os anos durante a Semana Santa, a feira tem o objetivo oferecer peixes e verduras com preços acessíveis para a população. Além de cinco toneladas de pescado, foram comercializados produtos como verduras, legumes e limão a preço acessível.

As feiras aconteceram ao lado do Mercado Central e em frente à Delegacia da Mulher. No segundo dia de ação, a Prefeitura de Macapá contou com a parceria da Cooperativa Agricultores Familiares do Coração e da Peixaria Amazonas. A Pirapitinga foi comercializada a R$14 o quilo. A espécie é de água doce conhecida também como pacu negro e caranha, pode chegar a 80cm de comprimento e 20kg de massa.

Raimundo Azevedo, secretário da Semag, informou que a origem dos produtos é local e fomenta a atividade na região metropolitana de Macapá. “O pescado veio da região do Goiabal, criado pelo nosso parceiro piscicultor Josiel, e os hortifrútis e as hortaliças vieram do Distrito do Coração, plantados e colhidos pelos agricultores familiares”, explicou. O secretário ainda detalhou que, durante o mês de abril, outras edições da Feira do Peixe e Agricultura Familiar serão realizadas, em locais diferentes.

Dois dos fornecedores de produtos agrícolas, os irmãos Elias e Jeremias Moraes, contaram que são agricultores há dez anos e elogiaram a iniciativa. “Tudo o que trouxemos para feira é nossa produção. A Prefeitura organizou essa feira para que nós pudéssemos ganhar dinheiro comercializando os nossos produtos. É uma excelente iniciativa”, ressaltou Elias.

Vinicius Sampaio, que garantiu as suas compras para o feriado da Páscoa, falou da sua satisfação em poder comprar o pescado com preço acessível. “Vim garantir o peixe da semana santa e fiquei muito contente com o bom atendimento e com a qualidade do pescado comercializado, além do preço está acessível para toda a população”, finalizou.

Bruno Monteiro
Secretaria Municipal de Agricultura