Feirão do Povo terá a participação de afroempreendedoras de Macapá

Atividade acontecerá no sábado (19), no Mercado Central.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Visitantes poderão adquirir produtos com identidade afro amapaense | Foto: Abel Neto/PMM

A Prefeitura de Macapá realizará no sábado (19), o ‘Feirão do Povo’. A atividade acontecerá na área externa do Mercado Central e vai marcar a comemoração do Dia do Artesão. Além de produtos hortifrutigranjeiros, a ação também abrirá espaço para comercialização de itens produzidos pelas afroempreendedoras.

No local os visitantes poderão encontrar diversos tipos de criações como bonecas de marabaixo feitas de pano, acessórios feitos com caroço de tucumã, de açaí e outras sementes, além de roupas com estampas afro, bolsas, chaveiros e produtos que valorizam a cultura afro amapaense.

“A venda dos produtos das afroemprendedoras já é tradicional nos eventos da Prefeitura de Macapá e além de fomentar o comércio, a iniciativa valoriza ainda mais nosso trabalho, porque estimula não apenas o consumo desses produtos, mas também a valorização da negritude e o pertencimento social da população negra”, afirma a artesã Assunção Gomes, que está no mercado há 20 anos.

Para a diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina Monteiro, a iniciativa vem como mais uma oportunidade de geração de renda para as artesãs.

“O Feirão vem para integrar as secretarias do município em uma grande ação que oportunizará aos empreendedores e as empreendedoras o incentivo e fomento de suas respectivas rendas”, destaca a gestora.

A ação é promovida pelas secretarias municipais de Agricultura (Semag), do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), dos institutos municipais de Turismo (MacapaTur), de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).