Fé, emoção e esperança fizeram parte dos festejos ao Padroeiro de Macapá neste sábado (18)

Evento com mais de 12 horas de homenagens, contou com a presença do coral "Vozes do Coração' composto por servidores municipais da Prefeitura de Macapá

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A programação em honra ao Padroeiro de Macapá e do Amapá, iniciou às 7h30, com a celebração da missa conduzida pelo Bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, na Catedral de São José, fiéis lotaram o templo de fé e devoção. O prefeito da capital, Dr. Furlan e a primeira dama do município, Rayssa Furlan, acompanharam a abertura das festividades.

 “Este é um momento especial de devoção ao nosso santo padroeiro, santo trabalhador e da família. Viemos orar e pedir proteção para toda população”, declarou o gestor.

Em seguida, os fiéis participaram da procissão que percorreu algumas vias do Centro da capital até a Igreja Jesus de Nazaré. O trajeto teve o apoio da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e da Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac).

Durante o caminho, canções e orações emocionaram os devotos. “A liturgia foi linda e a procissão também é especial. É a primeira vez que carrego o santo nos braços e a sensação que tive era de que ele que estava me carregando, foi comovente”, disse, emocionada, a servidora pública, Cristina Matos.

Servidora pública, Cristina Matos I Foto: Ana Cleide Torres/PMM

O evento, com mais de 12 horas de homenagens, teve a presença do grupo de Marabaixo Raízes da Favela. Além disso, o coral “Vozes do Coração’, composto por servidores municipais da Prefeitura de Macapá cantou e encantou os devotos. A cantora e compositora Patrícia Bastos também participou e abrilhantou o coro.

Para servidora municipal Aurenisa Andrade, que faz parte do coral há 2 anos, o momento é de alegria. “É gratificante fazer parte disso tudo. O coral tem marcado presença em encontros e celebrações importantes, levando sempre o melhor, que é a música. Ver as pessoas se emocionando e cantando junto é nossa recompensa”, comentou.

Festejos

Com o tema: “Muitos caminhos, uma só vocação: a santidade”, e o lema: “Ao despertar do sono, José fez o que o anjo do Senhor havia ordenado e acolheu sua mulher” (Mt 1, 24)”. A programação de São José iniciou no dia (25) de fevereiro, encerrando com uma extensa agenda neste sábado (18).

Além da missa, procissão e atrações musicais, os fiéis participaram do bingo na quadra da Paróquia Jesus de Nazaré. Carreata no retorno da Catedral e a Santa Missa do Quarto Domingo da Quaresma encerram as celebrações de 2023.