Famílias da fila de espera para avaliação do autismo devem atualizar dados cadastrais nos CER e CAPSI

Atualização é necessária para rastreamento do projeto TEAtendemos

Por Andreza Sanches - Secretaria Municipal de Saúde

Famílias devem ir até o CER ou CAPSI para atualizarem número para contato | Foto: Arquivo PMM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) convoca as famílias que fizeram o primeiro atendimento em um dos dispositivos de Saúde Mental do município, como Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) e Centro Especializado em Reabilitação (CER), e estão na fila de espera para avaliação do autismo, para que atualizem seus dados nessas unidades. A atualização é necessária para o rastreamento das famílias para atendimento no projeto TEAtendemos.

A coordenadora de Saúde Mental da Semsa, Luana Nunes, explica que o projeto TEAtendemos, executado pela Prefeitura de Macapá, realiza ações para acelerar a emissão de laudos para pessoas com suspeita ou em investigação para TEA e que ainda não possuem diagnóstico fechado, mas que as equipes têm encontrado dificuldades para localizar as famílias que estão na fila de espera, que somam mais de mil pessoas.

“O projeto TEAtendemos foi criado para atender famílias que têm filhos com transtorno do espectro autista (TEA) e que aguardam há muito tempo a avaliação multiprofissional para o diagnóstico e acompanhamento dessas pessoas com autismo. Porém, é importante que as mães, pais ou responsáveis atualizem o número de telefone, para que a equipe consiga localizá-los”, reforçou.

O projeto TEAdendemos já realizou o primeiro mutirão de atendimentos de crianças para o diagnóstico de autismo, quando foram realizados 597 atendimentos e 133 exames (33 tomografias e 55 eletroencefalogramas e 45 BERA) em dois dias de ação. A próxima ação está prevista para maio.

Para atualizar os dados, basta ir até a unidade de acolhimento onde passou pela pré-triagem e primeira escuta para a avaliação multiprofissional:

Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i): Rua Redenção, 432 Pedrinhas – Complexo Macapá Criança.

Centro Especializado em Reabilitação (CER): Rua das Pupunhas, 650, Açaí.