Famílias abrigadas na Escola Maestro Miguel recebem ação de Saúde Bucal

atendimentos como aplicação de flúor, orientações de saúde bucal e restauração foram ofertados às famílias

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunição Social


Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Macapá realizou uma importante ação de saúde bucal voltada para as famílias abrigadas na Escola Maestro Miguel, após serem afetadas pelas fortes chuvas do último dia 13 de fevereiro. A iniciativa levou atendimento odontológico para os desabrigados, garantindo assim cuidados essenciais de saúde. 

Com a colaboração de profissionais de saúde, a equipe mobilizou recursos e estrutura para oferecer serviços como avaliação odontológica, orientações de higiene bucal, aplicação de flúor e, quando necessário, encaminhamento para os tratamentos especializados. 

Em um momento de dificuldade, a prefeitura reafirma seu compromisso em atender às necessidades básicas e proporcionar conforto e dignidade às pessoas afetadas pelas enchentes e alagamentos. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal. 

Segundo Patrick Alfaia, coordenador municipal de saúde bucal, a iniciativa da prefeitura torna acessíveis os atendimentos odontológicos essenciais para as famílias afetadas pelas enchentes. Além disso, a ação vai além do cuidado físico e contribui para que as famílias se sintam acolhidas. 

“Esta iniciativa de saúde bucal é fundamental para garantir que as famílias afetadas pelas chuvas recebam a atenção necessária e se sintam assistidas pela gestão municipal”, disse. 


Decreto Situação de Emergência:

Na última terça-feira (13), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, decretou situação de emergência no município, em decorrência de alagamentos e inundações causados por desastres naturais com chuvas intensas. O decreto é válido por 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, e abrange as áreas afetadas pelo desastre, conforme o Parecer Técnico nº 001/2024 da Divisão de Defesa Civil da Guarda Civil do Município de Macapá (DIDEC/GCMM).

Confira mais fotos