
Mais do que se preocupar com a fantasia ou com o abadá para este carnaval, os foliões precisam ter em mente os cuidados com a saúde neste período, principalmente ao manter relações desprotegidas. Para alertá-los sobre esses cuidados, a Prefeitura de Macapá intensifica as campanhas para o uso do preservativo na hora do sexo.
Durante os três dias de desfile dos blocos no “Circuito FAB Folia”, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) distribuíram preservativos e panfletos informativos para a população, a fim de orientá-la e conscientizá-la quanto ao assunto. A Semsa contabilizou durante toda a programação a dispensação de mais de 6 mil preservativos e géis.
“A intensificação da nossa campanha nesse período é justamente para alertar os foliões quanto à importância e o uso consciente dos insumos de proteção, para que a gente possa evitar um aumento no índice de Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente nesse período”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica e coordenadora de IST’s, Ingrid Martins.
De acordo com a coordenadora, as campanhas têm surtido efeito positivo. “O que a gente vê como resultados dessas campanhas é que a cada ano temos conseguido obter índices melhores nesse período. A população tem procurado cada vez mais os métodos contraceptivos, por isso a importância de intensificarmos cada vez mais esse trabalho, conscientizando a população para que brinque e se divirta de forma responsável”, acrescentou.
O preservativo, além de evitar uma gravidez não planejada, combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a Aids. A campanha, com a distribuição de preservativos, continuará durante toda a programação carnavalesca.
Investimento
O “Circuito FAB Folia” está sendo realizado com o apoio da Prefeitura de Macapá, do senador Davi Alcolumbre, Governador do Estado e emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel.
Karla Marques
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Gabriel Flores