Exames de PCCU e Mamografia são oferecidos pela Carreta Hospital de Amor em parceria com CEU das Artes Zona Sul

Projeto Especial de Carnaval vai oferecer por dia, 60 vagas para exames de mamografia e 30 para PCCU, atendendo mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Mary Paes/PMM

A partir desta quarta-feira (14), o CEU das Artes Zona Sul em parceria com o Hospital de Amor inicia o projeto Especial de Carnaval, com duração de três dias, finalizando na próxima sexta-feira (16). A iniciativa oferece por dia, gratuitamente, 60 vagas para exame de mamografia e 30 vagas para exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU), atendendo mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos.

Para o diretor-presidente do Ceu das Artes Zona Sul, Dinho Absoluto, embora sendo um período festivo, não se pode descuidar da saúde, principalmente no que diz respeito à prevenção. “O Ceu das Artes está, constantemente, promovendo ações como essa porque entendemos a necessidade do cuidado para com a saúde, principalmente das mulheres. A parceria com a Carreta vem facilitar a realização desses exames às moradoras do bairro Marco Zero e adjacências”, ressaltou.

A enfermeira Agda Juliany, coordenadora da Carreta Hospital de Amor, falou da importância das mulheres manterem atualizados os exames, principalmente de PCCU e mamografia, porque a prevenção salva-vidas. “Em 2023, houve um aumento dos casos de câncer de mama no Amapá. Por isso é tão importante a prevenção, porque se detectada precocemente, a doença tem mais chances de cura”, disse a coordenadora.

De acordo com a enfermeira, o câncer de mama tem até 90% de chances de cura se detectado precocemente e o de colo do útero tem 100% de chances de cura, quando descoberto na fase inicial.

Para a realização dos exames não há a necessidade de apresentar encaminhamento médico. Basta que a mulher apresente originais e cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço.

A moradora Gilvana Marques, de 45 anos, realizou a mamografia e o PCCU na Carreta. Ela contou que, assim que soube da ação, veio rapidamente ao Ceu das Artes. “Eu nunca tinha feito mamografia e decidi fazer porque estou sentindo um desconforto nos seios. Aproveitei e já fiz o preventivo do câncer de colo de útero. Acho importante a gente fazer os exames, até para ficar mais tranquila em relação à saúde”, destacou Gilvana.

O prazo para o resultado dos exames realizados é de 60 dias para o PCCU e 30 dias para mamografia. Os resultados estarão disponíveis no Hospital de Amor, localizado à Rua Carlos Daniel, 456, no Infraero II, em Macapá.
No caso de alguma alteração nos exames, as pacientes são encaminhadas para consultas com médicos especialistas do próprio hospital, e havendo necessidade de tratamento, recebem encaminhamento para o Hospital de Amor, em Barretos.

Exames ofertados na Carreta:

PCCU – faixa etária de 25 a 64 anos
15 vagas para o turno da manhã: de 8h às 12h
15 vagas para o turno da tarde: de 13h às 17h30

MAMOGRAFIA – faixa etária de 40 a 69 anos
30 vagas para o turno da manhã: de 8h às 12h
30 vagas para o turno da tarde: de 13h às 17h30

Endereço CEU das Artes Zona Sul
Av.: Ivaldo Veras, 1118 – Jardim Marco Zero – Macapá/AP