‘Eu pensava que não poderia me formar, que ficaria a vida toda na Educação à Distância’, diz adolescente durante vacinação contra a Covid-19

Neste sábado (21), a Prefeitura de Macapá começou a vacinar adolescentes de 17 anos sem comorbidades em ação de 12 horas ininterruptas

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Emoção e esperança marcam o início da imunização contra o coronavírus para adolescentes de 17 anos na capital. Neste sábado, A Prefeitura de Macapá realizou ação de 12 horas de vacinação para atender este e outros grupos.  A estudante do Ensino Médio Letícia Coelho aproveitou o momento para reencontrar as amigas da escola.

Fotos: Rogério Lameira

“Hoje foi o nosso reencontro durante a vacinação e em breve poderemos nos ver novamente na escola seguindo os protocolos de segurança. Isso tudo era surreal e parecia que a quarentena duraria para sempre. Eu pensava que não poderia me formar, que ficaria a vida toda na Educação à Distância [EAD] e, principalmente, ficaria longe das minhas amigas”, disse a estudante.

“A gente estava programando há muito tempo de vir nos três para que a gente sentisse a emoção de se vacinar juntas. A sensação de passar por esse momento ao lado delas é muito boa”, completou a amiga, a adolescente Karine de Jesus.

A ação realizada em parceria com o Governo do Estado, iniciou às 9h e se estendeu até as 21h. Ao todo, 6.475 pessoas foram atendidas nos pontos de vacinação montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A estudante Tamille Pereira, que iniciou o seu esquema vacinal no ponto de vacinação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), diz que vê esse momento como uma conquista. “Vejo esse dia como uma conquista em poder me vacinar. Fico chateada em ver gente que não vem se vacinar e fica saindo por aí, achando que isso tudo que estamos passando não é nada demais. Esse momento é importante e ele vai salvar muitas vidas”, afirma.

De acordo com o cronograma de vacinação da Prefeitura de Macapá, a primeira dose da vacina ainda será ofertada ao público de 17 anos nos dias 23 e 24 de agosto e a partir desta data o imunizante estará disponível para novas faixas etárias até chegar ao público de 12 anos.

A divulgação dos pontos de vacinação, horário e documentação necessária para receber a D1 é realizada diariamente nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.