Estudantes de Macapá participam de excursão no Bioparque da Amazônia

Parque recebeu 60 alunos das escolas municipais Caetano Tomaz e Cacilda Vasconcelos.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Passeio percorreu as trilhas e espaços de convivência do Bioparque | Foto: Renato Costa/Semsa

Animação e conhecimento sobre preservação da natureza agitou o passeio dos alunos das escolas municipais Caetano Tomaz e Cacilda Vasconcelos no Bioparque da Amazônia. A excursão realizada na quarta-feira (31), contou com a presença de 60 estudantes, que percorreram as trilhas e os espaços de convivência do parque.

A visita guiada no Bioparque objetiva ampliar as noções de sustentabilidade e educação ambiental das crianças. O passeio promoveu o bem-estar dos estudantes. Quem aproveitou o momento de contato com a natureza foi a pequena Helena de Andrade, de 8 anos, que visitou o parque pela primeira vez.

“Estou aqui pela primeira vez e já conheci vários animais, como a onça pintada, arara, macaco prego e várias espécies. Hoje aprendi mais sobre como a natureza é linda. O meio ambiente é lindo e o passeio foi maravilhoso”, comemora.

Helena de Andrade, de 8 anos, visitou o parque pela primeira vez | Foto: Renato Costa/Semsa

A atividade faz parte do Circuito do Conhecimento, iniciativa da Prefeitura de Macapá que leva estudantes municipais aos principais pontos da capital.

O projeto elaborado pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), intensificam as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) nos estabelecimentos de ensino administrados pelo município, com serviços de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Programa Saúde na Escola (PSE)
O PSE executa ações de saúde e prevenção com base em 13 eixos temáticos, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Desenvolver atividades fora do ambiente escolar é fundamental para o aprendizado dos alunos e para o manejo da saúde mental, como explica a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Luana Nunes.

“Proporcionar um momento de lazer e interação entre as crianças, por meio das brincadeiras, é levar qualidade de vida para ela. Ir além da sala de aula, observar a natureza, os ecossistemas e os animais, contribui para o aprendizado dos estudantes”, comenta.

Crianças se divertiram no playground do parque | Foto: Renato Costa/Semsa

Bioparque
O Bioparque é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço agrega três biomas presentes no Amapá. Os visitantes podem participar de atividades voltadas para educação ambiental, lazer e prática de esportes de aventura, como arborismo, canoagem e tirolesa. O local possui seis trilhas naturais, que propiciam experiências únicas em contato com a natureza.

Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o espaço natural possui uma área de 107 hectares de florestas, no meio do centro urbano da capital. O parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.