Estudante do cursinho Popular Mobiliza é aprovado no curso de Pedagogia da Unifap

Determinação! Essa foi a palavra-chave que moveu o estudante Marlon dos Santos Pantoja, de 17 anos, morador do Residencial São José, a realizar o sonho de prestar vestibular e ser aprovado no curso de Pedagogia da Unifap. Ele é um dos cinquenta alunos que se prepararam no pré-Enem do cursinho Popular Mobiliza, que funciona dentro do habitacional gratuitamente.

 

“Quando comecei a estudar, o cursinho já tinha iniciado, mas aprendi vários conteúdos que foram de suma importância para que hoje, maravilhosamente, pudesse alcançar mais uma meta em minha vida. Descobri na terça-feira [30] que estava na primeira lista do Sisu e que serei calouro na universidade agora, em 2018. Agradeço a todos que fizeram parte desta conquista”, conta.

 

A finalidade do cursinho é atender moradores do residencial e entorno. A iniciativa faz parte do Coletivo Mobiliza, em parceria com a Prefeitura de Macapá, Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Associação de Moradores do São José. Outros estudantes do Mobiliza estão na lista de espera e aguardam o resultado.

 

“Buscamos desconstruir a imagem de cursinho padrão para sermos efetivamente algo popular e capaz de reconhecer o recorte social dos nossos alunos e promover a eles, da melhor forma possível, uma educação emancipadora e uma vivência que os construa como seres críticos e conscientes”, diz Max Yataco, do Mobiliza.

 

Cerca de 100 alunos passaram pelo cursinho. Neste ano, a proposta é que aumente o número de estudantes.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/Semast