‘Estou feliz porque ajudou a promover nosso trabalho em uma data especial’, diz afroempreenderora durante Feira das Mulheres Pretas

O evento foi realizado pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Por Aline Paiva - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

‘’Estou feliz porque a feira ajudou a promover nosso trabalho em uma data especial, o Dia da Mulher Negra”, disse a afroempreendedora Elenilda Gomes, de 46 anos, neste domingo (25), durante a Feira das Mulheres Pretas. O evento foi realizado pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Elenilda trabalha há 15 anos com artesanato de temática africana, utilizando materiais reciclados para produção de bonecas negras, tambores, quadros e produtos que ressaltam o Marabaixo e Batuque. Segundo a empreendedora, é importante realizar ações que promovam a cultura afromacapaense, produzidas por mulheres pretas.

‘’Estava parada desde o início da pandemia. Passei por um bloqueio de criatividade. Agora com as coisas melhorando, voltei a trabalhar. A feira se casou com esse meu retorno, pois gosto de destacar a mulher negra. Precisamos desse fomento, dessas políticas, principalmente para as artesãs que dependem desse dinheirinho’’, conta Elenilda.

Feira

A Feira das Mulheres Pretas foi realizada na praça Chico Noé e tinha o objetivo homenagear as mulheres negras de Macapá, dando visibilidade e respeitando a história de luta de cada uma.

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, momentos como este são importantes para difundir a política de igualdade racial.

 ‘’O Improir, em nome da Prefeitura de Macapá, promoveu a Feira das Mulheres Pretas, na intenção de valorizar estas mulheres batalhadoras, sendo também um ato de resistência. Nosso objetivo era fazer referência ao dia 25 de julho, que simboliza a luta histórica das mulheres negras contra opressão de gênero, a exploração e o racismo’’, enfatiza.

A Feira das Mulheres Pretas contou com a presença da vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, do vereador Alexandre Azevedo (PP), e do secretário municipal de Agricultura, Raimundo Azevedo Costa.

‘’Devemos valorizar o nosso segmento negro, a beleza negra, o artesanato macapaense. Estamos aqui enquanto Prefeitura, nesta data tão especial de luta da Mulher Negra, para reforçar isso, dizer para estas mulheres que elas são importantes’’, finaliza a vice-prefeita de Macapá.

Aline Paiva
Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial