Estação Lunar: Live leva poesia, artes plásticas, Marabaixo e muita música regional

Fotos: Gabriel Flores

Nesta quinta-feira, 27, a prainha da Fazendinha foi o cenário da Live da programação do Macapá Verão 2020, com mais um projeto Estação Lunar. Houve apresentação musical, declamação poética, exposição de artes plásticas e muito Marabaixo para quem assistiu de casa.

A programação contou com exposição de artes plásticas do artista visual Ivan Amanajás, dando ênfase às belezas naturais de nossa terra. No palco, subiram Roni Moraes, Cleverson Baía, Helder Brandão e Beto Oscar, Rambolde Campos, além de Brenda Melo cantando canções regionais.

Para o compositor e músico Rambolde Campos, a emoção é grande em poder levar cultura a todos, mesmo de forma online. “Não temos muito costume, pois Live é uma coisa nova, vem crescendo de 3 anos para cá. Mas veio se intensificar agora nesse período da pandemia, uma forma muito interessante de divulgar nossa música. Hoje, o coração bateu forte mesmo, minha alegria é a música, a minha canção é autoral. Nosso objetivo é emocionar as pessoas. Essa é uma Live maravilhosa que apresenta as expressões da cultura amapaense e valoriza os artistas locais”, destacou.

O show teve também apresentação literária com declamações das poetisas Carla Nobre e Pat Andrade. “Este espaço para a Literatura é fundamental, é um segmento importante da cultura local, e o Amapá é repleto de bons escritores. Tenho 21 anos morando no Amapá, e essa é minha segunda participação no Macapá Verão, por meio da produtora OCA. Sinto-me feliz de levar conhecimento e emoção para as pessoas em suas casas”, destacou a poetisa Pat Andrade.

E quem levou os “ladrões” da expressão maior da cultura amapaense foi a Associação Cultura Devotos de São José Batuque e Marabaixo da Juventude, formada por 60 integrantes entre 11 e 25 anos, com o intuito do resgate religioso e cultural. “Somos jovens, alguns são descendentes de famílias tradicionais do Marabaixo e batuque, outros entraram porque gostam. Temos cinco anos de associação, e já realizamos várias apresentações, além de fazermos festas tradicionais. Queremos transmitir a outros jovens esses valores, mostrar nossa cultura e nossa fé, para mantermos vivas por muitos anos”, ressaltou a presidente da Associação, July Costa.

O Macapá Verão 2020 segue em sua versão online nesta sexta, 28. Tem Estação Rock a partir das 19h, com transmissão pela página da Prefeitura de Macapá e Youtube.

Estação Rock – 28 de agosto (sexta-feira):

19h às 23h – CEU das Artes

19h – Brenda Zeni (música)

19h30 – Tia Biló (música)

20h – Stereovitrola (música)

20h30 – Mini Box Lunar (música)

21h – Dezoito21 (música)

21h30 – Keona Spirit (música)

22h – Nova Ordem (música)

22h30 – Vennecy (música)

Secretaria de Comunicação de Macapá

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação