Escolas municipais recepcionam pais para conclusão de matrículas do ensino infantil

Prazo para solicitar vagas encerrou nesta quinta-feira (27).

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Escolas municipais receberam pais e responsáveis para matrículas do ensino infantil | Foto: Lázaro Gaya

O dia amanheceu e os pais de crianças da educação infantil já estavam a postos para realizar, nesta quinta-feira (27), a matrícula para o ano letivo de 2022 nas escolas do município. O prazo para solicitar vaga para as turmas do 1º e 2º período da pré-escola encerrou nesta quinta, e alguns tiveram dificuldades para concluir o processo.

Muitos deles, aflitos, buscavam informações. O cancelamento da pré-matrícula e a alteração do nível de ensino foram algumas das perguntas mais frequentes direcionadas aos secretários escolares e à equipe de suporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O site disponibilizado no início da semana para a pré-matrícula é de responsabilidade do governo do estado, e apresentou instabilidade no servidor, o que provocou uma séries de problemas no cadastro.

“Nenhum estudante que foi prejudicado com o problema no sistema do site, ficará de fora da sala de aula”, garantiu o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes. O gestor percorreu várias escolas para acompanhar a matrícula das crianças e aproveitou para recepcionar os pais.

Elisângela Alves, mãe de uma menina de 4 anos, garantiu vaga no 1º período na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vera Lúcia Pinon, bem pertinho da casa onde mora, no Brasil Novo, zona norte da cidade.

“Recebemos um atendimento maravilhoso, não tenho palavras para agradecer a Prefeitura de Macapá. Nos deixa até surpresas essa forma como a população é tratada hoje. Tomei café até com o secretário de Educação”, contou, empolgada.

Valciane Silva, mãe do pequeno Caio, de 5 anos, estava emocionada por conseguir vaga | Foto: Lázaro Gaya

A equipe da Semed também visitou a Escola Municipal de Ensino Infantil Janice Palmeirim, no bairro Fazendinha. Lá estava a Valciane Silva, mãe do pequeno Caio, de 5 anos. Emocionada por conseguir vaga para o filho, ela segurava a foto 3×4 dele, enquanto contava como foi difícil o período da pandemia para ele.

“Por conta da pandemia ele não conseguiu fazer o 1º período. Agora com 5 anos eu entrei no sistema para solicitar vaga pro 2º. Eu estava muito preocupada, pois a pré-matrícula dele estava incorreta, mas vi o empenho da Semed e da escola em ajudar e agora eu saio daqui realizada”, comemorou.

Acompanhamento de perto

A equipe da Semed tem visitado as escolas e dialogado com os pais para saber de que modo a prefeitura pode atuar para resolver de forma breve e sem transtornos, as dificuldades encontradas no processo de matrícula.

“É uma determinação do prefeito Dr. Furlan que a gente sempre ouça a população e procure resolver os problemas. E para nós da Semed é um orgulho muito grande trabalhar para que as crianças tenham acesso à educação. Lugar de criança é na escola”, reforçou o secretário Rodrigo Gomes.

Secretário de Educação, Rodrigo Gomes, recepcionou os pais que foram em busca da matrícula | Foto: Lázaro Gaya