Escolas da rede municipal de ensino retomam comemorações das festas juninas em Macapá

Após dois anos de distanciamento social, a comunidade escolar comemora o retorno das festas juninas.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Estudantes durante ensaio geral da quadrilha da Emei AEIOU | Fotos: Ingra Tadaiesky/Semed

Este ano, as tradicionais festas juninas da rede municipal de Educação ganharão um sentido ainda mais especial. Após um longo período de distanciamento social, a comunidade escolar volta para as celebrações presenciais com visível empolgação e saudade. Ao longo deste mês, as festas ocorrem em quase todas as escolas de Macapá.

No ensaio geral da quadrilha da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) AEIOU nesta sexta-feira (17), a felicidade era contagiante. A festa da unidade acontecerá no sábado (18) e cerca de 80 crianças participarão das danças.

A estudante do 1° período, Helena Nunes, está ansiosa pela apresentação e conta que há dois anos não participa de uma festa junina e agora está com saudade de comemorar a data. “Minha parte favorita da festa junina é dançar. Também gosto muito das comidas. Quero comer o mingau de milho”, conta empolgada a estudante.

Entre reformas de diversas escolas, reforço na capacitação dos servidores e a implantação de programas educacionais inovadores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) acumula uma série conquistas para este ano e de acordo com a professora do 2º período, Keila Felix, a festa junina também é uma forma de celebrar estes avanços.

“Esse ano a festa junina comemora a vida. É a nossa forma de celebrar todas as conquistas após os períodos difíceis que vivemos. Todo mundo está muito animado, dos pais aos alunos e a expectativa é pelas festas é alta”, comenta.

Ela também ressalta que além das comidas típicas e das apresentações de quadrilha, a comemoração se apresenta como um importante instrumento pedagógico. “Com as festas, os estudantes estimulam capacidades sociais e motoras, que são essenciais para o desenvolvimento. Tudo isso ajuda no avanço da aprendizagem deles”, diz Keila Felix.

Festa da unidade acontecerá no sábado (18), com cerca de 80 crianças | Fotos: Ingra Tadaiesky/Semed

Confira as festas juninas da rede municipal neste fim de semana:

Eco Creche Tio João
Data: sexta-feira, 17 de junho
Horário: 16h
Local: quadra do Complexo Macapá Criança. Rua Redenção, nº200 – bairro Jardim Marco Zero

Emei AEIOU
Data: sábado, 18 e junho
Horário: 16h
Local: quadra da Igreja Nossa Srª do Rosário. Av. Maria Gomes da Costa, nº 2714 – bairro Jardim Felicidade II

Creche Tia Chiquinha
Data: sábado, 18 de junho
Horário: 17h30
Local: Av. 13 de Setembro, nº 2950 – bairro Novo Buritizal

Creche Eliana Azevedo
Data: sábado, 18 de junho
Horário: 16h
Local: Av. Carlos Marighella, s/n – Conjunto Habitacional Macapaba

Arraiá du Mercado Centrá
De 24 a 26 de junho, a Prefeitura de Macapá promove o “Arraiá du Mercado Centrá”, festa junina com a apresentação de 19 quadrilhas, comercialização de comidas típicas e brincadeiras.

Veja como foi o ensaio da quadrilha junina da Emei AEIOU:

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.