Escolas da rede municipal dão continuidade às programações do mês das crianças

Esta quarta-feira, 12, é feriado nacional. É dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mas também é o Dia das Crianças. Não haverá aula, mas as homenagens para elas nas escolas da rede municipal de ensino de Macapá ocorrem além do dia 12, avança durante todo o mês de outubro.

A diversificada programação acontece dentro e fora da escola, oferecendo aos alunos um universo de possibilidades de lazer, esporte e cultura. O melhor é que as atividades integram a família com a escola ainda mais. Sim, é que, em muitas delas os pais são convidados a participar dos festejos. E eles entram nas brincadeiras, relembram o passado, voltam a ser crianças, têm um momento único de reviver a infância com os seus filhos, muitos até ajudam a organizar a escola e o resultado positivo de tudo isso é ver as crianças felizes, sentido que a escola é uma extensão de seus lares.

“Não tem preço ver o sorriso de um pai, de uma mãe ao ver a felicidade do seu filho, de ver que ele é bem tratado e que os professores não estão preocupados somente com o ensinar disciplinas, mas se preocupam também com a vida deles, em como andam as coisas em casa. A programação da semana da criança não é só um momento de festejo, é muito mais, é fortalecer laços com a família, é garantir direitos a essas crianças que têm tão pouco e precisam de tanto, é nos sentir úteis como educadores, é aproximar com amor e dedicação os funcionários, é amar o que fazemos”, relata a diretora da Escola Esforço Popular, Odessa Lopes.

Cada escola se responsabiliza pela sua programação. E tem cinema, passeios, jogos e brincadeiras diversas, banho de piscina (na escola ou em clubes da cidade), teatro, contação de histórias, tobogã, pula-pula, dia de beleza, serviços sociais para as crianças e seus familiares, festa à fantasia, boate improvisada em sala de aula, pintura de rosto e muito mais.

Rita Torrinha/Asscom Semed