Escolas Abertas: Semed alinha com gestores escolares o retorno presencial das aulas

A Secretaria Municipal de Educação realiza, de 21 a 30 de julho, uma série de reuniões com todos os gestores escolares da rede municipal de ensino para alinhar sobre o retorno das atividades escolares no formato presencial, a partir do dia 2 de agosto.

Os encontros são destinados a diretores de escolas do campo e de Educação Infanfil e Ensino Funtamental.

A implementação segura do regime híbrido, realizada desde maio nas turmas do 5° ano das escolas municipais, deverá ser replicada em todas as turmas de 1° ao 4° ano da rede municipal de educação.

As creches e as turmas do 5° ano devem seguir no regime presencial no segundo semestre de 2021, de acordo com o planejamento da Semed. Com isso, é esperado que a partir do próximo mês todas as escolas municipais estejam de portas abertas para os estudantes, que devem estar autorizados expressamente pelos seus pais e/ou responsáveis.

“Com muita responsabilidade as escolas realizaram um retorno seguro com um segmento. Essa experiência nos possibilita planejar a ampliação desse regresso para os demais níveis de ensino, mas tudo vai depender dos boletins epidemiológicos que serão publicados nas próximas semanas”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Edielson de Souza.

Além da avaliação epidemiológica do município e o sucesso da participação híbrida das turmas do 5° ano nas escolas, também foi verificado que a reabertura das escolas para o recebimento de estudantes não exerceu nenhuma influência negativa sobre os dados de Covid-19 durante o período, comprovando as previsões realizadas por especialistas de organizações ligadas à defesa das crianças na primeira infância, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

Em setembro de 2020, por exemplo, as entidades já defendiam que priorizar a reabertura segura das escolas e garantir o direito de crianças e adolescentes à educação são ações essenciais.

A Prefeitura Municipal de Macapá entende que lugar de criança é na escola. Os impactos gerados no desenvolvimento intelectual e emocional dos estudantes da educação básica do município podem ser irreversíveis se não forem adotadas outras formas de lidar com a Educação no contexto pandêmico em que estamos inseridos.

Para isso, a prefeitura macapaense segue realizando diversas adaptações e reformas na estrutura das escolas, para proporcionar a estudantes e profissionais um ambiente escolar seguro e livre de infecções.

Paralelamente a estas ações, também é ofertado aos secretários administrativos e tesoureiros das escolas, formações e auxílio para regularização dos caixas escolares e a garantia de recebimento de verbas destinadas à compra de materiais de higiene e prevenção.

A vacinação dos profissionais da Educação também foi realizada pela prefeitura e os que faltam receber a segunda dose do imunizante devem estar 100% vacinados até setembro.

Além disso, como forma de recuperar as perdas no processo de ensino-aprendizagem sofridas pelos estudantes desde o ano passado, o Município também realizou a chamada de mais de 300 novos profissionais do cadastro reserva do concurso da Educação.

Foi feita ainda parcerias importantes para implementar mudanças radicais nas políticas públicas voltadas à área. Neste campo, destacam-se os acordos de cooperação técnica com o programa Educar Pra Valer, através da Associação Bem Comum, e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Cronograma de reuniões com gestores escolares

Dia: 21/07/2021
Horário: 9h
Local: EMEF José Leoves
Público: CIEM 1 e 2 e Escola Joanna Santos

Dia: 21/07/2021
Horário: 16h
Local: EMEF Aracy Nascimento
Público: CIEM 3, 4 e 5

Dia: 22/07/2021
Horário: 10h
Local: NTM/SEMED
Público: CIEM 8 e as EMEFs Goiás e Gerson Trindade

Dia: 23/07/2021
Horário: 9h
Local: EMEF Roraima
Público: CIEM 6 e 7

Dia: 30/07/2021
Horário: 9h
Local: EMEI Laranja Lima
Público: Escolas do Campo

Lazáro Gaya
Secretaria Municipal de Educação