Escola quilombola de Macapá promove excursão na Fortaleza de São José para mais de 50 alunos

Passeio da Escola Municipal Joanna Santos desta quinta-feira (6) faz parte da programação do Dia das Crianças.

Por Ingra Tadaiesky - Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Emef Joanna Santos puderam conhecer a Fortaleza de São José de Macapá | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

É na infância que se desenvolve a personalidade, os gostos são definidos e os aprendizados perpetuados. Para reforçar o conhecimento, a história do Amapá e valorizar pontos turísticos de forma divertida, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Joanna Santos, localizada na comunidade do quilombo do Curiaú, levou mais de 50 alunos em uma excursão à Fortaleza de São José de Macapá nesta quinta-feira (6).

A programação faz parte do Dia das Crianças, celebrado na quarta-feira (12). A turma percorreu os espaços históricos do forte, e conheceu um pouco da história por trás de cada ambiente. As crianças contaram ainda com momento de recreação, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem.

A professora do segundo ano, Diennifer Aquino, explica que o conteúdo aprendido no passeio também será reforçado dentro de sala de aula, para o máximo aproveitamento.

“A proposta da nossa atividade é conhecer um pouco mais da nossa cultura e valorizar o patrimônio do Amapá. O objetivo é promover essa junção da escola com o ambiente externo”, explica. 

As amigas Rychelly Ataíde e Ana Paula, de 7 e 8 anos respectivamente, são estudantes do segundo ano da escola e contam como foi divertido aprender a história da Fortaleza.

“É muito bonito. Dá pra ver a cidade, o rio. No passeio eu aprendi muitas coisas. Na sala a gente vai fazer um dever de tudo isso e eu já sei tudinho”, disse Rychelly.

Já Ana Paula conta que estava empolgada desde que soube que o passeio aconteceria. “A gente estava muito empolgada para vir, é minha primeira vez aqui na Fortaleza e eu estou me divertindo muito”, ressalta. 

Durante o mês das crianças, serão realizadas programações diversas em todas as escolas da rede municipal. As atividades contarão com apresentações culturais, excursões, aulas especiais, entre outras que são organizadas pelo corpo escolar de cada instituição.

Confira como foi a excursão da Escola Joanna Santos à Fortaleza de São José:

Fotos: Ingra Tadaiesky/PMM