Escola Municipal Sandra Tolosa realiza Semana de Sensibilização do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Atividade ajuda as crianças a serem mais respeitosas e a aceitarem as diferenças

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Arthur Alves/PMM

A Escola Municipal Sandra Tolosa iniciou a semana de forma descontraída. Com uma programação para ensinar os alunos a respeitar o que é diferente, combatendo, dessa forma, a discriminação. Também são ensinados os princípios e valores de uma educação inclusiva.

Todos os alunos participam da programação em horários diferentes. Durante as atividades, são apresentados às crianças corpos e formas diferentes que as pessoas têm, sempre incentivando que elas entendam e respeitem as diferenças de cada um.

A pedagoga Bianca Serra comenta sobre a ação. “Temos 10 salas de aula e em todas essas têm alunos PCDs, então é importante sempre ensinar as crianças desde cedo a respeitar o outro, não só aquele que tem alguma necessidade especial, mas qualquer pessoa que seja diferente”, comentou a pedagoga.

O acesso à educação é um direito constitucional e deve ser oferecido para todos, se adaptando e reformulando para que se atenda à necessidade daqueles que precisam de um apoio especial para conseguir seguir na escola.

Valéria Soares tem uma filha autista, nível 2, que estuda na instituição. “Esse projeto proporciona qualidade de vida para minha filha no ambiente escolar. Quando os professores informam a importância da inclusão, eles dizem para os colegas da minha filha que ela também é capaz. Aqui ela consegue desenvolver as habilidades dela, isso me deixa muito grata”.

A convivência com as diferenças não é boa só para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de pessoas com deficiências, mas também auxiliam as crianças neurotípicas a aprenderem desde cedo a conviver com as diferenças e a respeitar a limitação de cada pessoal.

Maria Isabel, que tem 7 anos, participou das ações de hoje e contou um pouco sobre o que aprendeu. “Aprendi que não podemos fazer bullying, nem bater e nem xingar; só podemos tratar bem e com carinho”, disse sorridente.  

A ação segue durante toda a semana, durante o período da manhã, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Todos os alunos participaram da ação.

Confira mais fotos