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Escola Municipal Maestro Miguel celebra Dia da Educação com projeto Café com Leitura

Iniciativa é voltada para alunos do Ensino Fundamental I, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Projeto proporciona momentos de leitura e descontração entre os alunos | Foto: Emanuelle Gomes /PMM

O Dia da Educação é comemorado em 28 de abril. A data foi instituída no ano 2000, em Dakar, capital do Senegal, como parte de um pacto global firmado por líderes de 164 nações, entre elas o Brasil, com o propósito de promover o avanço educacional em todo o mundo.

Na manhã desta segunda-feira (28), a celebração ocorreu na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maestro Miguel, localizada na zona norte de Macapá. A ocasião foi marcada pela realização do projeto Café com Leitura, idealizado pela professora Simara Freitas. Desenvolvida há dois anos na instituição, a iniciativa é direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental I e tem como meta estimular o prazer pela leitura.

Para Simara Freitas, que também coordena o projeto, a leitura na infância é fundamental para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.

“O projeto não é apenas um incentivo à leitura, embora esse seja um dos principais objetivos. Ele também contribui para a formação de cidadãos cultos e emocionalmente inteligentes, pois proporciona aos pequenos leitores uma vivência afetiva com os livros — ao som de música clássica, em conversas com autores, jogos educacionais, entre outras atividades. O momento é acompanhado de um bom café, em um ambiente onde as crianças são tratadas com o respeito e acolhimento que merecem”, destacou a coordenadora.

O secretário municipal de Educação, Madson Millor, ressaltou a relevância de iniciativas como essa para o avanço da aprendizagem no ensino público do município.

“A formação do hábito da leitura têm mais êxito quando acontece na infância. Dessa forma, é possível oferecer às crianças experiências literárias prazerosas e acolhedoras, que é justamente o que este projeto proporciona aos alunos. Estar aqui hoje, celebrando o Dia da Educação ao lado dessas crianças, da diretora Sânzia e de toda a equipe, é enriquecedor”, enfatizou o secretário.

Os alunos do 4º ano, Morana Nascimento e Marlon Daniel, ambos com 9 anos, são leitores fluentes e adoram participar do projeto. Segundo eles, os encontros semanais na biblioteca despertaram o gosto pela leitura. Morana estava empolgada com a leitura do livro A Bola do Vizinho, da escritora Raquel Matsushita.

“Na história deste livrinho, as duas crianças querem fazer inveja uma à outra, mas, depois de muita disputa, elas entendem que é mais divertido brincar juntas”, contou a menina, demonstrando que compreendeu a “moral da história” implícita na leitura.

Já Marlon Daniel estava envolvido com a obra Cai ou Não Cai? Haicais e Animais, de Jean Marcel e Simone Alves Pedersen, ilustrada por Ana Carolina Labrudi Juste — um livro de poesia infantil que transmite a mensagem de cuidado com a floresta e os animais.

A diretora Sanzia Brito destacou as professoras responsáveis pelo projeto e toda a equipe envolvida. Para ela, a escola contribui para a criação de vínculos positivos com os livros e com a linguagem escrita.

“A leitura, quando associada a momentos agradáveis — como acontece no projeto —, torna-se uma experiência afetiva, acolhedora e significativa. Isso ajuda a desenvolver não só o gosto pela leitura, mas também a autoestima, a empatia e o senso de pertencimento”, afirmou.

Para o evento, foram convidados os escritores Jack Corrêa, que possui mais de cinco livros no segmento de literatura infantil, e José Queiroz Pastana, membro da Academia de Letras do Amapá.

Sobre o projeto Café com Leitura

A formação de leitores começa nos primeiros anos escolares, por meio de experiências significativas com os livros. O projeto Café com Leitura, voltado aos alunos do Ensino Fundamental I, surge da necessidade de incentivar o prazer pela leitura em um ambiente acolhedor, interativo e afetivo, como é a biblioteca escolar.

O projeto acontece duas vezes por semana, com revezamento das turmas participantes.

Origem do Dia da Educação

O Dia da Educação foi estabelecido em 28 de abril, data que coincide com o término do Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.

A data tem como objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação — seja escolar, social ou familiar — para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e para o convívio saudável com os demais indivíduos.

Galeria de imagens | Fotógrafa: Emanuelle Gomes/PMM