Escola Municipal aborda diversidade cultural com teatro de bonecos

Tendo em vista a necessidade de um projeto que trabalhe com valores, tolerância às diferenças, regras de convivência, identidade e autoestima, a Escola Municipal de Educação Infantil Meu Pé de Laranja Lima lança a proposta de falar sobre diversidade cultural com crianças de 4 e 5 anos de idade, por meio de uma linguagem atrativa: o teatro. Nesta quarta-feira, 9, nos turnos da manhã (9h) e tarde (16h), a escola dá início ao projeto com apresentações do espetáculo “O Mundo das Diferenças”, da Companhia Viva de Teatro, que busca mostrar um mundo multicultural onde a diversidade seja aceita e respeitada.

 

Por se tratar de um projeto que tem como tema a diversidade cultural, aborda valores como o respeito ao próximo e regras de convivência em suas atividades, estimulando a tolerância às diferenças, melhorando o convívio entre as crianças e tornando-os mais pacientes e prestativos com o próximo. A escola pretende trabalhar outros eixos, como natureza e sociedade, linguagem oral, artes, música e movimento. Aliás, esses conceitos já vêm sendo trabalhado ao longo do ano, com diferentes atividades, explica a diretora Nívea de Almeida. “Vale ressaltar que a diversidade não é somente na cor, na religião, nos diferentes modo de viver, é preciso tratarmos também das diferenças físicas de cada um, da acessibilidade”, pontua a diretora.

 

“O Mundo das Diferenças”

 

O teatro de bonecos é enriquecido com música e teatro de improvisação. Mostra o mundo fascinante das diferenças e faz refletir sobre, atentando que o preconceito é a parte ruim do processo de convivência social. A encenação mostra que práticas inclusivas, quando bem conduzidas, cumprem papel de preparar as crianças para uma atuação mais cidadã, de respeito e tolerância às diferenças.

 

Rita Torrinha/Asscom Semed