Escola Família Agrícola recebe o primeiro Registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Iniciativa Pioneira, realizada pela Prefeitura de Macapá contou com a entrega da Unidade de Beneficiamento de Ovos, onde será realizado a classificação, expedição e rotulagem dos produtos com registro no SIM

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Agricultura

Com o registro no SIM e com a Unidade de beneficiamento de ovos, a Escola Família Agrícola ampliará sua produção | Foto: Jesiel Braga/PMM

Em apoio à produção local, a Prefeitura de Macapá entregou o primeiro Registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nesta sexta-feira (26), para a Escola Família Agrícola do distrito São Joaquim do Pacuí, a 117 quilômetros do Centro de Macapá. A iniciativa inédita contou com a entrega da Unidade de Beneficiamento de ovos, local onde serão feitas a classificação, expedição e rotulagem de ovos.

O SIM é um certificado oficial de inspeção municipal dos produtos de origem animal e vegetal. A iniciativa pioneira da Prefeitura, garante a qualidade e segurança alimentar, além de impulsionar a comercialização para uma clientela mais ampla.

Segundo a diretora da Escola Família Agrícola, Bianca Rigamonti, são mais de 600 galinhas poedeiras que produzem em média 500 ovos por dia, na instituição. Agora, com o registro no SIM e com a casa de beneficiamento de ovos, a produção e o escoamento do produto vão aumentar.

“Nós já trabalhamos com a venda de ovos na comunidade e nas feiras realizadas no município. Agora, com o SIM, teremos mais opções de comercialização, podendo colocar nossos ovos até nas prateleiras de supermercados. Além disso, a Unidade de ovos somará no curso técnico dos nossos alunos, que estarão à frente da produção”, explicou.

O selo SIM fortalece o pequeno produtor e fomenta o desenvolvimento econômico local. O registro permite que empreendedores e agroindústrias que processem produtos de origem animal ou vegetal ampliem suas vendas no município.

O Prefeito Dr. Furlan destacou que a entrega do certificado aos produtores fortalece a agricultura familiar, fomenta a produção e valoriza as pequenas, grandes e médias agroindústrias do município.

“Vimos nesta instituição um potencial para o desenvolvimento do setor primário.  A partir de então, iniciamos alguns projetos referentes a produção, um deles é o Serviço de Inspeção Municipal. O certificado entregue, garante a qualidade e segurança ao consumidor final, e o mais importante, fomenta a cadeia produtiva, gerando emprego e renda para os produtores de Macapá”, enfatizou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) é responsável pelo SIM, que vai inspecionar e fiscalizar a produção agroindustrial dos produtos de origem animal e vegetal.

“O trabalho será realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos veterinários, engenheiros de pesca e agrônomos, garantindo a segurança e a qualidade dos produtos.

“Todo o processo para a certificação é acompanhado pela Semag, que dá todo suporte e orientação da equipe técnica da Secretaria. Os veterinários responsáveis pela inspeção treinaram a equipe da escola sobre medidas de boas práticas de fabricação. Agora, o município de Macapá possui a primeira granja avícola com o registro no SIM”, falou o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Fleury.

Granja Avícola amplia produção na Escola Família Agrícola

A Escola Família Agrícola, em São Joaquim do Pacuí desenvolve, por meio da educação rural, diversas atividades que colaboram para o desenvolvimento da comunidade como: Extrativismo, piscicultura, pecuária e a agricultura. Agora, é a primeira a receber o certificado SIM. Com incentivo do município, a unidade de ensino rural ganhou dois galpões construídos pela Prefeitura de Macapá para a criação de aves. Um é destinado à produção de aves de corte e o outro à produção de ovos.

Foram investidos R$ 304.027,42 do Tesouro Municipal na construção de 3 galpões e reforma de 2 já existentes, além de um espaço para a casa da ração e a Unidade de Beneficiamento de ovos com 87,84m2.

Confira mais fotos