Equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária reforçam ações de combate ao coronavírus

As vistorias cobram o cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas em decreto, como o uso de máscaras e a vacinação em dia para entrada em shows.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Neste fim de semana, equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram operação em locais com grande circulação de pessoas, para evitar o descumprimento das medidas preventivas de contágio da Covid-19.

A Vigilância Sanitária conta com 15 agentes públicos nas ruas. As ações de vistoria buscam cobrar, principalmente, o uso de máscara de proteção e a carteira de vacinação indicando que a pessoa está em dia com a imunização contra a Covid-19.

“Quem trabalha com o público precisa estar ciente e informar os clientes que a entrada nos eventos sociais só será permitida com cumprimento das normas decretadas em portaria. Como exemplo, o uso da máscara, a apresentação do cartão de vacina e verificação da temperatura corpórea”, explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

Fiscalização
A operação visa o cumprimento das medidas restritivas e sanitárias de combate à proliferação da Covid-19, seguindo o decreto municipal vigente que determina medidas de prevenção ao contágio nos estabelecimentos, como garantir que os ambientes sejam ventilados e com circulação de ar, assim como a disponibilização de álcool em gel 70%.

“A fiscalização no mês de dezembro tem como foco verificar se os estabelecimentos estão obedecendo o cumprimento do decreto, averiguando se o protocolo sanitário está sendo executado e as medidas estão sendo implantadas e executadas”, pontua Kleverton Siqueira.