Equipe da BBC News acompanha imunização do Distrito do Bailique

Uma equipe da BBC News, sediada em Londres, no Reino Unido, esteve no Amapá neste fim de semana (24, 25) para acompanhar a execução do Plano Municipal de Imunização no Distrito do Bailique, distante 148 km de Macapá. A visita faz parte de uma série de reportagens que a emissora está produzindo a respeito dos desafios da vacinação no Brasil.

“Eu vim para o Brasil e nunca imaginei que chegaria tão longe. Essa é uma grande aventura para nós, pessoal e profissionalmente. Nós estamos aqui para mostrar uma história importante e isso é um prazer muito grande”, correspondente da BBC, Mark Lowen.

“É gratificante ver a acessibilidade da vacina e como ela está disponível não só nas grandes cidades. Além disso, ver como as comunidades estão trabalhando para se vacinar e resistir ao vírus em um país tão grande, e como os profissionais do sistema de saúde trabalham para levar isso a essas comunidades é algo extraordinário”, completou Mark.

Para produção do material, que será veiculado na TV, rádio e internet, através da BBC Internacional, eles acompanharam o dia a dia da equipe de imunização, desde a saída de Macapá com as doses do imunizante, até a chegada nas comunidades que fazem parte do arquipélago.

“Eu nunca imaginei estar aqui um dia e isso era uma espécie de sonho que eu tinha. É improvável ver americanos vindo aqui e para ver o que nos vimos nesses dias. É incrível, é bonito, é interessante e é completamente diferente ver como se vive aqui. Essa foi uma experiência interessante para mim”, disse cinegrafista da equipe, Peter Murtaugh.

O material produzido pela equipe será veiculado na próxima sexta-feira (30) e a versão legendada estará disponível para o público brasileiro através do site da BBC Internacional.

Vacinação
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levou aos moradores do Bailique as vacinas contra a Covid-19, HPV, meningocócica e tríplice viral. Mais de 200 pessoas foram alcançadas pela ação.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social