Enfrentamento do Coronavírus: prefeitura reforça desinfecção e higienização de espaços públicos

As medidas para conter o avanço do Covid-19 estão sendo intensificadas na capital. Na tarde desta terça-feira, 31, a Prefeitura de Macapá reforçou a ação de desinfecção e higienização dos espaços públicos. Cerca de 150 homens foram às ruas fazer a borrifação de unidades de saúde, além de prédios públicos (que mantêm serviços essências), praças, supermercados, estacionamentos, ruas e locais onde ainda há grande movimento de pessoas.

Nesta quarta-feira, 1º de abril, os serviços de desinfecção e higienização serão concentrados em feiras, podendo ser flexibilizados em outros pontos do município. Acompanhe o cronograma de atividades: Feira do Caranguejo (Rua São José, Bairro/ Centro), Feira 1º de Maio (Av. 1º de Maio c/ Rua Hamilton Silva, Bairro: Trem), Feira Maluca (Rua Claudiomiro de Moraes, Bairro/ Novo Buritizal), Feira do Cais/Igarapé das Mulheres (Av. Beira Rio – Cais, Bairro: Perpétuo Socorro), Mercado de Peixe (atrás do Mercado Central, na Av. Antônio Coelho de Carvalho), Feira do Bairro Novo Horizonte (Atrás do Ciosp, entre Av. Paulo do Espírito Santo Silva e Av. Alexandre Ferreira da Silva), Feira da 13 de Setembro (Feira do Peixe), Residencial Mucajá e Residencial São José.

 

A higienização é uma das estratégias utilizadas pelo município para reduzir a possibilidade de contaminação por microrganismos, incluindo o Coronavírus e é feita com produtos desinfetantes aos quais o Covid-19 é vulnerável (mistura de água, cloro isocianurato de sódio 65% e uma pequena quantidade de lavanda para dar um cheiro mais agradável). “As equipes da limpeza utilizam equipamentos de proteção para que o trabalho seja desenvolvido com segurança. Estamos acompanhando todo o processo e as atividades são realizadas sempre após às 17h, embora o produto não causar dano à saúde”, disse o secretário de Meio Ambiente de Macapá, Márcio Pimentel.

 

Nesta terça, foram desinfectados e higienizados: área externa do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (anexo e feminino), Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Conjunto Cabralzinho, Super Fácil – zona oeste, Av. Padre Júlio – entre a Rua Paraná e R. Prof. Tostes, Ministério Público – zona norte, Laboratório Central, Área Comercial da Rodovia Tancredo, academia ao ar livre da rodovia do Curiaú, 2º Batalhão da PM, Politec, bairro Infraero I, Rua General Rondon, Av. Padre Manoel de Nóbrega/Av. Mãe Luzia, Av. José Antônio Siqueira, orla/Av. Pedro Américo, UBS Perpétuo Socorro, UBS Pacoval, Av. Pará e R. Guanabara.

 

Mediclin, na Av. Duque de Caxias, agencia Bradesco, da Independência, Fórum Desembargador Leal de Mira, UBS Cidade Nova, orla do Perpétuo Socorro, UBS Perpétuo Socorro, prédio da Prefeitura de Macapá, no Laguinho, UBS Pacoval, Rua Guanabara, Rua Mato Grosso, Fundação de Cultura do Município de Macapá, Hotel Holiday (Av. Henrique Gláucio), paradas de ônibus, estacionamentos, fachadas de supermercados.

 

“Estamos tomando medidas para preservar a saúde da nossa população. Todo cuidado nesse momento é fundamental para que possamos ter êxito nas ações de contenção do Coronavírus”, comentou o secretário de Zeladoria Urbana, Claudiomar Rosa.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação