Encontro virtual da UNA LGBTQIA+ no Amapá destaca avanços da gestão municipal de Macapá

A Prefeitura de Macapá participou na noite da última sexta-feira, 18, do Encontro Virtual da UNA LGBTQIA+ no Amapá, que teve como discussão o enfrentamento do machismo, racismo, lesbofobia, homofobia, bifobia e transfobia, em todas as suas formas de manifestação, particularmente as ações sistêmicas que impedem o usufruto pleno dos direitos de cidadania de mulheres e homens com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.

Foi apresentado à população LGBTQIA+ e em geral um novo modelo almejado de sociedade solidária, equânime, igualitária e livre de opressões, e a sociedade socialista. Foram destacados os avanços na gestão municipal, em relação às políticas públicas, como a criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Dentro dela foi incorporada a Coordenadoria da Diversidade, fazendo assim que a política LGBTQIA+ tenha maior poder de articulação entre instituições da prefeitura entre outras ações.

De acordo com o prefeito Clécio Luís, a parada foi transformada em política pública. São 20 anos de Parada, anos de muita luta das pessoas, de muito debate e, principalmente, de reconhecimento. “Ao longo desses anos, muitas reivindicações foram feitas, sobretudo, pelo respeito à diversidade e combate à violência. Coube a Prefeitura de Macapá transformar essa luta em política pública”, disse.

“Além do apoio à Parada, tivemos a criação do conselho no município como forma de garantir direitos. No início do ano, tivemos uma semana de visibilidade para as pessoas trans. Implementamos em 2018, o Comitê de Saúde LGBTQIA+, indicamos os membros ano passado, e esse ano mudamos a coordenação e estamos no processo de construção do Plano Operativo de Saúde Integral da população LGBTQIA+. Hoje, em nossa gestão, estamos vendo iniciativas de pessoas que estão assumindo sua identidade social. Na Guarda Municipal, temos um processo de reconhecimento da Beatrice, que está recebendo todo o nosso apoio”, completou o prefeito.

A Live contou com a participação da presidente estadual da UNALGBT, Adriana Lopes, da presidente do Conselho Municipal LGBTQIA+, Simone de Jesus, do presidente estadual do Conselho LGBTQIA+, André Lopes, do senador Randolfe Rodrigues, do presidente nacional da UNALGBT, Andrey Lemos e do prefeito Clécio Luís, que participou de casa, por conta que foi contaminado pelo Coronavírus.

Secretaria de Comunicação

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação