Encontro virtual da Prefeitura de Macapá aborda inteligência emocional para profissionais da educação

O sentir, identificar, processar e aprender com as emoções foram abordados em um encontro virtual realizado na tarde desta quarta-feira, 1º de julho, no Canal de Acolhimento Psicológico, lançado pela Prefeitura de Macapá. O bate-papo, que abordou a importância da inteligência emocional dentro do processo pedagógico, foi voltado aos servidores da Educação municipal.

Além de mostrar que todas as emoções são válidas, o encontro buscou auxiliar os professores a compreender os sentimentos esboçados pelos alunos. “É importante entender que estar triste, sentir raiva e medo são normais, mas que precisamos controlá-los, porque raiva em excesso leva a violência, medo em excesso a ansiedade e a tristeza pode desencadear uma depressão”, explicou a mediadora do tema, Geni Frota.

Segundo Geni, uma das formas de tentar compreender essas emoções é estabelecendo a comunicação com o aluno, fazendo-o falar sobre os motivos daquele sentimento. “Nós, enquanto formadores do processo pedagógico, devemos ensinar nossas crianças e adolescentes a lidarem com as emoções, fazer com que reflitam sobre o que causou tais sentimentos, e fazê-los falar é uma forma de organizar os pensamentos e entender as emoções”, completou Frota.

Na próxima quarta-feira, 8, o tema abordado será “Saúde emocional com foco no autoconhecimento e ressignificação”, a partir das 16h, na plataforma “Escola Com Você”.

Canal de Acolhimento Psicológico

Ele faz parte das atividades pedagógicas não presenciais que a Secretaria de Educação vem desempenhando durante o período de pandemia. Nele, o servidor pode se inscrever para rodas de conversa com temáticas sobre saúde mental e também agendar atendimento individualizado, caso sinta a necessidade.

As atividades são mediadas pela equipe de psicólogas da Secretaria de Educação e podem ser acessadas pelo portal “Escola Com Você”, que passou a ser a principal ferramenta de interação entre a comunidade escolar. O acesso é restrito aos servidores e com garantia de sigilo nos atendimentos.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile MoreiraAssessora de comunicação