Encerrada Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Macapá encerrou na tarde de sexta-feira, 29, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Em dois dias, os participantes debateram temas relacionados às políticas públicas, como saúde, educação, lazer, previdência, dentre outras.

De acordo com o delegado eleito na etapa municipal, Jônatas Lisboa, a prioridade é a defesa e a garantia dos direitos já conquistados em todos os temas, em especial na previdência. Entre as propostas defendidas pelos participantes está a criação de estratégias para que empresas privadas garantam empregos para pelo menos 3% de pessoas com sessenta anos ou mais.

 

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Nádia Souto, a conferência é um momento oportuno para a sociedade pensar, planejar e decidir em conjunto o que deseja para o futuro. “Aqui é para decidir e dizer como desejamos envelhecer de modo digno, e ainda superar os desafios que o futuro reserva”, ressaltou.

 

As propostas eleitas na etapa municipal seguem para a estadual, que acontecerá em junho; e nacional, que ocorrerá em novembro. De acordo com a secretária municipal da Assistência Social e do Trabalho, Mônica Dias, não se constrói política pública sem a participação da sociedade. “Estamos em um momento de muitos desafios, mas as expectativas são as melhores, e juntos conseguiremos construir um futuro digno, principalmente para quem tanto já contribuiu”, concluiu.

 

Participaram também do evento a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Maria Aparecida Côrtes Machado, a representante da sociedade civil, Elizabeth Pantoja, integrantes da Banda da Guarda Municipal de Macapá, do grupo Raízes do Bolão, Grupo Arte Vida e a palestrante e professora Nilma Pureza. 

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/Semast

 

Fotos: Nayana Magalhães