Em um mês de rondas na Rampa do Açaí, Guarda Civil de Macapá registra duas ocorrências

Guardas circulam pelo local a pé e em viaturas reforçando segurança em horários estratégicos.

Por Karina Lins - Guarda Civil Municipal de Macapá

Segurança do local é feita pela Ronda Ostensiva Municipal | Foto: Arquivo/PMM

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), completou um mês de patrulhamento na Rampa do Acaí, na orla da capital. Com o reforço na segurança e no trânsito, apenas duas ocorrências foram registradas, sem ligação direta com os trabalhadores do local.

Nilson Oliveira é representante dos feirantes e trabalha há 20 anos na rampa. Ele conta que as rondas ou mesmo a presença dos guardas civis eram solicitações antigas. Em uma visita do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ao local, o pedido foi reforçado e atendido.

“Desde que solicitamos, a Guarda Civil Municipal vem nos acompanhando e também ajudando na organização do trânsito. A equipe auxilia, principalmente, nos horários de pico, quando tem muitos veículos no local”, relata.

Nilson Oliveira trabalha no local há 20 anos | Foto: Karina Lins/PMM

O serviço da Romu acontece diariamente em dois turnos, de 4h às 7h e de 8h às 9h. Durante as rondas, os guardas circulam pelo local a pé e em viaturas, com a intenção de evitar e combater assaltos e outros delitos.

Para a comandante-geral do Guarda Civil Municipal, Joeva Reis, a execução dessas rondas reforça a defesa e prevenção de furtos durante o movimento da Rampa, especialmente na comercialização do açaí e camarão na região.

“Antes de chegarmos para o apoio, os vendedores se reuniam entre eles para pagar alguém para proteger. Nosso dever é amparar nossa população e a Prefeitura não hesitou em atender a esse pedido. Atualmente os feirantes da Rampa do Açaí se sentem protegidos para fazer suas vendas e a troca de mercadorias com tranquilidade”, finaliza.

Rampa do Açaí fica na orla de Macapá | Foto: Arquivo/PMM

Saiba mais
Prefeitura de Macapá entrega estrutura para trabalhadores da rampa do açaí
“Faça chuva ou faça sol estamos aqui”, diz produtor beneficiado com tenda na rampa do açaí