Em UBS’s, adolescentes respondem questionário sobre atenção à saúde dos jovens

Dando continuidade à agenda nacional Proteger e cuidar de adolescente na atenção básica, a Prefeitura de Macapá e técnicos do Ministério da Saúde iniciaram um ciclo de visitas técnicas nas UBS’s, na segunda-feira, 23. Eles fazem a aplicação de um questionário, que avalia o atendimento que os jovens e adolescentes recebem nas unidades.

As entrevistas começaram pela UBS Pacoval, onde os adolescentes e profissionais da unidade, como médicos e enfermeiros, responderam perguntas sobre o fluxo de atendimento. O questionário será aplicado em cinco Unidades Básicas de Saúde (Hilda Iléia, Pacoval, Marabaixo, Raimundo Hozanan e São Joaquim do Pacuí).

“Nesse questionário, são entrevistados membros da gestão, adolescentes e profissionais de saúde, para, a partir daí, obter dados sobre o acesso dos jovens ao serviço básico de saúde e descobrir também se há barreiras no acesso ou bloqueio na resolutividade dos problemas desses adolescentes”, explicou o subsecretário de Ação em Saúde, Eldren Lage.

“Depois da aplicação deste questionário, será construído um plano de ação para suprir as barreiras existentes para melhorar o atendimento dos jovens”, completou. Todo esse processo resultará na aplicação do Guia de Qualidade de Atendimento à Saúde do Adolescente nas unidades, mostrando os aspectos que precisam ser aperfeiçoados.

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa