Em tons vibrantes, exposição no Bioparque de Macapá realça a natureza amazônica

Mostra de artes visuais conta com mais de 50 obras; Atração cultural segue até domingo (8), na maloca da trilha central.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Exposição de artes visuais ficará disponível até domingo (8), no Bioparque | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Cultura indígena, aves de diversas espécies e paisagens naturais do Amapá, registradas em telas e fotografias, integram o acervo de artes visuais da Galeria de Artes Samaúma, disponível no Bioparque da Amazônia até domingo (8). A exposição conta com mais de 50 obras de 23 artistas plásticos e fotógrafos. A mostra é realizada das 9h às 16h, na maloca da trilha central do parque.

FOTOS: conheça as obras da Galeria Samaúma expostas no Bioparque da Amazônia em Macapá

As obras em tons vibrantes, frios e terrosos, traçados de diferentes técnicas, mostram as diversidades culturais e o talento dos artistas locais. Uma oportunidade para a arquiteta Verônica Mendes de Paula, de 30 anos, conhecer culturalmente as belezas da Amazônia. De férias em Macapá, a visitante da região sudeste do Brasil, se encantou com a multiplicidade da mostra.

‘’Estou em Macapá visitando uma amiga. Nós trabalhávamos juntas em Belo Horizonte. Nosso país é muito vasto e pude conhecer mais um pedacinho, que culturalmente é bem diferente. Com a exposição vi o Amapá, ainda mais neste parque que é um lugar bem cuidado’’, destaca a arquiteta.

Mais de 50 obras da Galeria Samaúma estão em exposição no Bioparque | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Já no campo das fotografias, as imagens refletem o que temos de mais belo na região norte. Trabalho este produzido há 20 anos pelo fotógrafo Aluízio Cardoso, da Galeria Samaúma. Amante da natureza e observação de pássaros, ele trouxe para o Bioparque uma foto especial impressa em tecido.

‘’Sou apaixonado pelo meio ambiente e até abasteço bancos de imagens americano, com fotografias da Amazônia. A foto do beija-flor tem uma história, foi produzida no Cupixi, na Serra do Navio. Passei uma semana atrás desse pássaro até chegar o momento perfeito. Hoje a imagem está em tecido canvas e parece uma obra de arte’’, detalha o fotógrafo.

Outro entusiasta da natureza e de paisagens é o fotógrafo Eude Rocha, que ofereceu à exposição no parque uma dose dos 24 anos de trabalho. ‘’Tem foto da Orla do Santa Inês, por do sol no Curiaú, da Mina 12 de Serra do Navio, do Parque Arqueológico do Solstício de Calçoene, de Itaubal e até do interior de Chaves, no Pará’’, exemplifica.

Atração
A exposição objetiva celebrar as manifestações culturais das artes visuais, além de prestar homenagens aos artistas plásticos amapaenses. A iniciativa tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

‘’A ideia é incentivar as produções culturais no parque, por meio de parcerias. A exposição da Galeria de Artes Samaúma vem movimentar e proporcionar aos visitantes uma experiência diferente além da contemplação das maravilhas naturais presentes na unidade’’, comenta o diretor-presidente do Bioparque, Ezequias Ferreira.

A mostra cultural encerra no Dia do Artista Plástico, comemorado no domingo (8), com um encontro dos artistas da Galeria Samaúma, no espaço multiúso do parque.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço natural possui uma área de 107 hectares de floresta, no meio do centro urbano de Macapá. Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.

Telas retratam diferentes técnicas artísticas | Fotos: Adevaldo Cunha/PMM