Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o isolamento social, o uso de máscaras e de álcool em gel são medidas que acabam sendo úteis e que ajudam para o não contágio da doença. Na tentativa de ajudar a população, que deve ficar em casa para combater a proliferação do vírus, a Prefeitura de Macapá tem orientado as pessoas a praticar exercícios físicos somente em casa e a ter uma alimentação regrada para evitar outras doenças.
Desde o início das ações de combate ao Coronavírus, estratégias para ajudar a população vêm sendo tomadas. A coordenação do Projeto Estação Saúde, que existe desde 2005, vinculado à Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer, adotou como medida para driblar a pandemia o envio de videoaulas para os alunos. Por meio do WhatsApp, eles podem se exercitar dentro de casa.
Para o professor Sérgio Melazzi, as atividades físicas têm papel fundamental para a melhoria do sistema imunológico das pessoas e contribui de maneira significativa para combater o estresse, a obesidade, hipertensão e diabetes, que são fatores de risco. “Em virtude dessa pandemia, as pessoas são orientadas a ficar em casa, o que é o certo para evitar a proliferação da doença. Mas as atividades físicas que devem ser feitas dentro de casa são recomendadas à população. Isso evitará, além do contágio da Covid-19, outras doenças que são consideradas do grupo de risco. Por isso, as atividades físicas são importantes até mesmo para melhorar o sistema imunológico das pessoas”, explica.
Ainda de acordo com Melazzi, é necessário fazer qualquer tipo de atividade física, que pode ser feito em pequenos espaços. Caminhada, flexão de braços, saltos e abdominal estão entre algumas sugestões. Paralelo a isso, a alimentação regrada e uma boa noite de sono também acabam sendo fundamentais. “São fatores que podem diminuir a ansiedade, o estresse de ficar todo dia em casa, e, com isso, ter uma qualidade de vida em tempos de quarentena”, finaliza Sérgio.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Jonhwene Silva
Assessor de comunicação/Esporte