Em setembro, Zeladoria Urbana regista maior número de atendimentos e coletas de material em Macapá

Entre os itens com mais incidência no recolhimento, sofás, máquinas de lavar e camas foram os que mais recorrentes.

Por Karina Lins - Secretária Municipal da Zeladoria Urbana

Descarta Treco visa a retirada de lixo na casa dos munícipes | Foto: Arquivo/PMM

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana lançou em abril de 2022 a Central do Descarta Treco de Macapá. Desde então, a equipe vem recolhendo material que seria descartado de forma irregular pela cidade. Nesses cinco meses de atividade, setembro foi o período que mais registrou ocorrências. Foram 278 atendimentos e 239 coletas concluídas.

Entre os itens mais recolhidos estão sofás, máquinas de lavar e camas. Atrás dele vieram guarda-roupas, colchões e também lixos eletroeletrônicos como geladeiras, freezers, entre outros.

Segundo o secretário municipal da Zeladoria Urbana, Helson de Freitas, o Descarta Treco é um projeto que intensifica a ligação do órgão com a população, o que possibilita o desenvolvimento urbano de forma organizada.

“O serviço da Prefeitura de Macapá se tornou uma forma de escutar os quatro cantos da nossa capital e de dar essa resposta de urbanização igualitária para eles. Olhamos para esses dados não somente como números, mas como resposta à população que também está tentando manter nossa cidade organizada e limpa”, destaca.

Coleta é feita pela equipe da Zeladoria Urbana e ocorrendo diariamente na cidade | Foto: Zeladoria Urbana/PMM

O Descarta Treco foi criado para promover a retirada de móveis e equipamentos eletrônicos de grande porte que são descartados de forma irregular pelas vias da capital. A iniciativa da Prefeitura de Macapá funciona com o apoio de um caminhão que atua em dias da semana alternado e atende os bairros da capital. Após a coleta, os resíduos passam por triagem e são encaminhados para descarte no aterro ou para reciclagem.

É importante ressaltar que lixos eletrônicos também podem ser descartados diretamente na Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana no ecoponto, onde são realizados os descartes de eletrônicos de porte pequeno, como televisores, computadores, e qualquer outro eletrônico invalido.

Denúncia
A denúncia pode ser realizada pelo contato (96) 98125-1151, que funciona por meio de aplicativo de troca de mensagens ou presencialmente no prédio da Zeladoria Urbana, que fica localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317. O horário de atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.