Em seis meses, Prefeitura já retirou mais de 60 mil toneladas de resíduos sólidos de Macapá e dos distritos

Nesse período foram intensificados os serviços de manutenção e limpeza, retirada de entulhos, capina manual e outros.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Entre os meses de janeiro a junho de 2022 foram recolhidas 60.324,91 toneladas de resíduos sólidos da cidade | Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macapá divulga mais um balanço das ações de limpeza executadas na capital. O relatório é emitido pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, que aponta o quantitativo de material recolhido pelas equipes de limpeza nas vidas de Macapá e, também, nos distritos. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram recolhidas 60.324,91 toneladas de resíduos sólidos da cidade.

Desse total, 40.982,87 toneladas correspondem ao lixo domiciliar, 18.199,75 da limpeza urbana e 614,09 toneladas representam o lixo recolhido de contêineres. Já nos distritos foram retiradas 499,88 toneladas de resíduos recicláveis e o Descarta Treco foi responsável por tirar 28,32 toneladas das residências de Macapá.

Nesse período foram intensificados os serviços de manutenção e limpeza, retirada de entulhos, capina manual e mecanizada, varrição, pintura de meio-fio e poda de árvores, que são prioridades para o município. “As equipes de limpeza da Zeladoria Urbana estão trabalhando de forma continua para manter a cidade sempre limpa”, destaca o titular da pasta, Jean Patrick.

Serviço é realizado em Macapá e nos distritos | Foto: Arquivo/PMM

O secretário destaca ainda que as ações atendem às diversas demandas da cidade. Ele também explicou que além do trabalho de limpeza, a Zeladoria Urbana mantém diálogo com a população através das campanhas educativas.

“A Prefeitura faz sua parte, mas precisamos que a população abrace a causa e mantenha a cidade limpa, bonita e descartando o lixo de forma correta. Por isso realizamos as campanhas de educação ambiental”, diz Jean Patrick Farias.

Atividade é feita pela equipe de limpeza da Zeladoria Urbana | Foto: Arquivo/PMM

Denúncia
Jogar lixo e entulho em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, além dos danos ao meio ambiente, facilita a proliferação de doenças. Os resíduos descartados em vias públicas também causam o entupimento dos bueiros, o que causa prejuízos para a comunidade.

De acordo com a Lei Complementar nº 054/2008 do município de Macapá, no Artigo 44, a prática é considerada infração grave e prevê multas de até R$ 1,5 mil, além de processos nas esferas penal e/ou judicial.

A prática pode ser denunciada ao número (96) 99970-1078 e para fazer isso basta que o usuário envie as informações por meio do WhatsApp. Os atendimentos acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h.