Em parceria com o Hospital Albert Einstein, Semsa oferta assistência médica especializada por telemonitoramento

A Prefeitura de Macapá iniciou esta semana a realização de atendimentos médicos feitos por videoconferência. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Hospital Albert Einstein. O objetivo é ofertar assistência médica especializada por meio do telemonitoramento.

Os atendimentos fazem parte do Projeto Telessaúde, idealizado com o acordo de cooperação técnica, assinado entre a Semsa e Hospital Albert Einstein, para implantação do Programa de Telemedicina Especializada no município de Macapá. O acordo viabiliza consultas médicas nas especialidades de endocrinologia, neurologia, neuropediatria, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

A Central Municipal de Regulação ficará responsável por receber as demandas das Unidades Básicas de Saúde e do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), agendar as consultas e encaminhar os pacientes para o Centro de Especialidades de Macapá Dr. Papaléo Paes, onde farão o acompanhamento.

A Secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, explica que o acordo de cooperação técnica é uma realidade que vai beneficiar a população em geral. O projeto Telessaúde é uma ferramenta inovadora que tem como objetivo principal melhorar a qualidade do atendimento, fortalecendo e apoiando as ações realizadas pela Atenção Básica.

“A Semsa pretende realizar cerca de 380 consultas mensais por meio do programa, nas especialidades oferecidas, e possibilitar ao paciente a realização de exames complementares que forem requisitados pelos médicos e estejam disponíveis na rede municipal de saúde”, conclui a secretária.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde