Em Macapá, UBS Cidade Nova é ponto de vacinação para as doses de reforço da Janssen

Dose é destinada para profissionais de saúde e pessoas com 18 anos ou mais.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Com o esquema de vacinação contra Covid-19 completo, a proliferação do vírus diminuí | Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macapá está ofertando na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Nova, a dose de reforço da vacina Janssen, destinada aos profissionais da saúde e pessoas com 18 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose.

O imunizante da Janssen é em dose única, sendo complementado seu esquema vacinal com doses de reforço. De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, pode ser feito da seguinte forma:

  • 1ª dose de reforço: pode ser de qualquer outro imunizante, a exemplo de AstraZenneca, Pfizer e a própria Janssen. O intervalo é de 2 meses entre a dose única e o reforço.
  • 2ª dose de reforço: pode ser de qualquer outro imunizante, a exemplo de AstraZenneca, Pfizer e a própria Janssen. O intervalo entre a dose do 1º reforço e a do 2º é de quatro meses.

A aplicação da vacina da Janssen está concentrada exclusivamente na UBS Cidade Nova devido à baixa procura da dose de reforço desse fabricante pela população.

A coordenadora municipal de imunização Celeomar Brito, reforça a importância de estar com o esquema de vacinação completo, uma vez que isso diminuí a proliferação do vírus da Covid-19.

“É importantíssimo que as pessoas estejam com o esquema vacinal completo, que os que já estejam elegíveis para a dose de reforço, a chamada popularmente como a terceira dose, busquem pela vacina nos postos de vacinação. Quanto mais pessoas com o esquema de vacinação completo, menos o vírus circula, consequentemente diminuí de forma considerável os casos graves”. explica.

Serviço
A UBS Cidade Nova se localiza na Rua Beira Rio, n° 518, no bairro Perpétuo Socorro.

UBS Cidade Nova | Foto: Arquivo/PMM
UBS Cidade Nova está localizada no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá | Foto: Arquivo/PMM

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.