Em Macapá, ‘Saúde Itinerante’ realiza mais de 1,2 mil atendimentos a moradores dos bairros Perpétuo Socorro e Ilha Mirim

Iniciativa vem como forma de promover a descentralização dos atendimentos de saúde.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Ação da Prefeitura de Macapá ofertou mais de 15 atendimentos | Foto: Maria Clara Arruda/PMM

Os moradores dos bairros Perpétuo Socorro e Ilha Mirim, receberam o ação do “Saúde Itinerante”, que leva serviços da Atenção Básica à população de Macapá. A iniciativa vem como forma de promover a descentralização dos atendimentos e neste sábado (24), 1.296 pessoas passaram pelo mutirão promovido pela Prefeitura da capital. 

A ação faz parte do programa “Saúde para Todos” e é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No Perpétuo Socorro os atendimentos aconteceram na Escola Municipal Maestro Miguel Alves da Silva e na Ilha Mirim os serviços foram disponibilizados na Assembleia de Deus Filadélfia.

Durante a ação foram ofertados mais de 15 serviços de saúde como consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista, testes rápido, triagem com a equipe de enfermagem e neonatal e oferta de vacinas do calendário de imunização.

A dona de casa Ana Lucia Garcia, de 41 anos, moradora do bairro Perpétuo Socorro, aproveitou a atividade para levar as filhas Maria Isabele e Hadassa, que passaram pela consulta com pediatra e dentista.

“Acho que essas ações são muito importantes para mim e para minhas crianças. Não tenho muito tempo para ir ao médico durante a semana e aproveitei para este dia para ver como anda a saúde delas”, comenta.

As equipes da Semsa também realizaram a triagem para a colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU), método anticoncepcional ofertado na rede municipal de Saúde. “Como estamos fazendo a ampliação da colocação do DIU, resolvemos fazer a triagem no Saúde Itinerante para alcançar mais mulheres que desejam optar por ele”, destaca a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.