Revitalização de sinalização viária traz mais segurança no trânsito, em Macapá

Obras são realizadas pela CTMac e voltadas à prevenção de acidentes.

Por Alexssandro Lima - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Revitalização nas vias de Macapá garantem mais mobilidade | Foto: Alexssandro Lima/PMM

Quem passa pelas vias da capital tem percebido diversas intervenções no trânsito das ruas Cândido Mendes e Luis Azarias Neto, e nas avenidas Antônio Coelho de Carvalho, Mario Cruz e General Gurjão. As recentes revitalizações feitas pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) trazem mais segurança para pedestres, ciclistas e condutores de veículos.

Nos últimos meses, o município vem passando por uma modernização nas vias, principalmente nos cruzamentos de maior movimento, o que vem garantindo mais mobilidade e seguranças aos munícipes. A medida objetiva contribuir com uma melhor trafegabilidade.

Para a sinalização horizontal, os serviços são feitos com produtos termoplásticos, capazes de resistir às condições climáticas e suportar situações extremas de tráfego nas ruas de grande fluxo de veículos. A revitalização também ajuda na organização do trânsito.

Segundo o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, esse trabalho vem sendo realizado com frequência, com o intuito de melhorar a sinalização urbana da cidade.

“A sinalização horizontal tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via. Quem ganha com isso é o cidadão que trafega muito mais seguro por toda a cidade”, destaca.

O diretor do departamento de trânsito da CTMac, Lucas Barreto, orienta os usuários das vias em relação ao respeito à sinalização.

“Com o tempo há um desgaste da pintura e exige à manutenção, esse trabalho é necessário. Nossa equipe de sinalização realiza visitas e estudos técnicos constantemente em diversos pontos de Macapá e verifica a necessidade de revitalização viária, é importante também destacar aos usuários das vias que respeitem a velocidade, para que possamos ter um trânsito mais consciente”, explica.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece que o pedestre tem sempre prioridade sobre os demais usuários da via. Além disso, o art. 214 define como infração de trânsito gravíssima, sujeita à penalidade de multa, deixar de dar preferência ao cidadão que estiver atravessando a pista na faixa a ele destinada.

CTMac reforça sinalização horizontal em Macapá | Foto: Alexssandro Lima/PMM