Em Macapá, Prefeitura oferta pilates gratuito para a terceira idade

Iniciativa acontece pela primeira vez no município e visa promover qualidade de vida através da prática de atividades físicas para idosos a partir de 60 anos

Por Wellington Diego Barros Paulino - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Alunos durante aula de pilates no complexo esportivo Glicério Marques | Foto: Merlin Pires/PMM

A Prefeitura de Macapá, de forma gratuita, oferta aula de pilates para a terceira idade. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras no Complexo Esportivo Glicério Marques, no centro da cidade, divididas em duas turmas de 20 alunos, das 15h às 16h e de 16h às 17h.

Iniciativa acontece pela primeira vez no município e visa promover qualidade de vida através da prática de atividades físicas para idosos a partir de 60 anos.

Servidora pública, Goreth Almeida, 60 anos, passou por um procedimento cirúrgico e precisava da prática de exercícios físicos para auxiliar em sua recuperação. Ela conta que achou no projeto de pilates uma forma de cuidar de sua saúde e se sentir bem.

“O pilates é muito benéfico para a saúde, ele me ajudou na minha recuperação e tem melhorado a minha qualidade de vida de várias formas, fortalecendo meus músculos e evitando doenças cardíacas e outros problemas”, contou.

O projeto iniciou no mês de março de 2024, sendo fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que estão comprometidas em promover o envelhecimento ativo e saudável na comunidade.

Maria Coelho é aposentada e tem 69 anos. Ela relatou ter sérios problemas de equilíbrio, sentia muitas dores e mal conseguia caminhar, e que após as aulas de pilates teve uma melhora significativa, e hoje consegue se locomover muito melhor.

Durante as sessões, são realizados exercícios da modalidade de pilates solo, com instrumentos próprios para a prática, como bolas suíças e faixas multifuncionais.

Segundo o instrutor do projeto, Cláudio Pinheiro, que é fisioterapeuta e profissional de educação física, os participantes têm a oportunidade de fortalecer seus corpos, melhorar a flexibilidade e desfrutar de um ambiente acolhedor e inclusivo.

“A prática do pilates traz inúmeros benefícios como o fortalecimento da musculatura, diminui o estresse, alivia dores e evita lesões. Esta modalidade para terceira idade é fundamental para manter a qualidade de vida e evitar doenças. Além dos benefícios da prática, ainda temos a interação social, e a inclusão que também são importantes para a saúde mental do idoso”, ressaltou o profissional.

Confira mais fotos: