Em Macapá, prazo da atualização do CadÚnico encerra na sexta-feira (11)

Medida é válida apenas para as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Assistência Social

Mais de 27 mil famílias precisam atualizar as informações do Cadúnico| Foto: Arquivo/PMM

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), responsável pelo Cadastro Único, orienta usuários para o encerramento do prazo de atualização do cadastro, que vai até 11 de novembro. A medida é válida apenas para as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 e o procedimento é feito na Casa do Bolsa e no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

De acordo com a diretora da Casa do Bolsa, Eliane Teixeira, mais de 27 mil famílias precisam atualizar as informações. “A renovação dos dados é necessária para assegurar que os registros no CadÚnico estejam de acordo com a realidade dos beneficiários. Atualmente, estamos atendendo cerca de 800 pessoas por dia. É importante frisar que esse serviço também pode ser realizado nos Cras”, explicou a diretora.

Para atualização do cadastro o usuário deve apresentar os originais do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Os membros da residência entre 0 a 17 anos, devem apresentar a certidão de nascimento, RG, CPF e declaração escolar. “É fundamental apresentar os documentos de todas as pessoas que moram na casa, independente de serem parentes ou não”, completa Eliane. 

CadÚnico
O Cadastro permite que os dados sejam utilizados para a distribuição de programas socioassistenciais como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Identidade Jovem, Isenção de taxas em concursos públicos e Enem. Além do Programa Minha Casa, Minha Vida. A renovação deve ser realizada a cada dois anos ou sempre que houver alteração.

Veja os locais e horários de funcionamento:

Central do Cadastro Único – Casa do Bolsa
Horário: 8h às 18h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Leopoldo Machado, nº 2834, bairro do Trem
Área de abrangência: município de Macapá, distrito do Bailique, de Carapanantuba, do Curiaú, da Fazendinha e de São Joaquim do Pacuí.

Cras Felicidade – Pacoval
Horário: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Rio Grande do Norte, no bairro Pacoval, próximo a Escola Deuzolina Farias Sales.
Área de abrangência: Beirol, Conjunto Habitacional Mucajá, Conjunto Habitacional São José, Trem, Centro, Buritizal, Santa Inês e comunidades dos distrito do Bailique e Carapanantuba.

Cras Esperança
Horário: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 96 99141-1311
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 2536, no bairro Santa Rita
Área de abrangência: Nova Esperança, Congós, Novo Buritizal, Cuba de Asfalto, Santa Rita, Alvorada e Conjunto Laurindo Banha.

Cras Igualdade
Horário: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua 03, nº 926. Bairro Marabaixo III
Área de abrangência: Comunidade Lagoa dos Índios, Coração, Goiabal, Cabralzinho, Km 09 (da linha A até a rodoviária), Marabaixo I, II, III e IV, Residencial Cajari, Residencial Amazonas, Residencial Jardim América e Loteamento Irmãos Platon.

Cras Alegria
Horário: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 96 99200-6862
Endereço: Rua Exército da Redenção, s/n, dentro do Complexo Macapá Criança, no bairro Pedrinhas.
Área de abrangência: Zerão, Pedrinhas, Universidade, Conjunto da Embrapa, Muca, Jardim Marco Zero, Jardim Equatorial, Araxá e Aturiá.

Cras Simpatia
Horário: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 96 99200-5141
Endereço: Avenida Joaquim Procópio de Oliveira, nº 1495, n bairro Murici
Área de abrangência: Fazendinha, Vale Verde, Residencial Alfaville, Mini Polo Hortifruti Grabjeiro, Polo Hortifruti Granjeiro, Igarapé da Fortaleza, Chefe Clodoaldo, Murici e Apa da Fazendinha.

Cras Amor
Horário: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 96 99111-4025
Endereço: Avenida Carlos Lins Cortes, s/n, na praça Céu das Artes, no bairro Infraero II
Área de abrangência: Brasil Novo, Amazonas, Açaí, Boné Azul, Ipê, Mestre Oscar, Ilha Mirim, Morada das Palmeiras, Infraero I e II, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Alencar, Sol Nascente, Parque dos Buritis, Jardim Felicidade I e II, Conjunto Habitacional Macapaba I e II, Campina Grande, comunidades dos distrito de São Joaquim, do Curiaú, Tessalônica, Ariri, Conceição do Matapi, Areal, Torrão do Matapi, Carmo do Maruanum, São João, Ilha Redonda, Curralinho, Santa Luzia do Pacuí, São Joaquim do Pacuí, Tracajatuba I, Liberdade, Ambé, Mel, São Pedro dos Bois, Peixe Boi, São Joaquim do Rio Pedreira, Pedreira, Santo Antônio do Abacate, Ressaca da Pedreira, Jardim Caranã, Loteamento São José, São Lázaro, Renascer e Vitória do Renascer.