Em Macapá, oficina ensina técnicas de pintura em telas decorativas no centro profissionalizante do Congós

Alunos estão aprendendo todo o processo de produção desde a montagem das telas até a finalização da pintura.

Por Wellington Barros* - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Oficina de técnicas de pintura em telas decorativas foi ofertado pela Semtradi | Foto: Wellington Barros PMM

Uma oficina de técnicas de pintura em telas decorativas voltada para a comunidade do bairro Congós, na zona sul da cidade, dá a oportunidade dos participantes ampliarem as formas de empreender e garantir uma renda extra. O curso, promovido pela Prefeitura de Macapá, encerra na sexta-feira (3).

As aulas estão sendo ministradas pelo artista plástico Ezequiel Amoras, no horário de 9h às 12h, no Centro Profissionalizante do Congós. A capacitação é organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

A professora Sirlei de Freitas, de 54 anos, dá aulas para o ensino fundamental e fez questão de participar dos três dias de oficina.

“Como sou professora, é sempre bom buscar conhecimento nessa área, tanto para decorar a escola quanto para ensinar aos meus alunos. Pretendo levar adiante o que aprendi aqui e oportunizar outras pessoas a aprenderem também”, reforça.

Sirlei de Freitas, de 54 anos, é professora e participou da oficina Foto: Wellington Barros/PMM

A oficina tem o objetivo de ensinar à comunidade como trabalhar com telas decorativas para que a produção desse material possa servir de estímulo para empreender através da arte e assim obter uma uma fonte de renda.

De forma prática e dinâmica, os alunos estão aprendendo cada etapa do processo de construção das peças, desde a moldura à pintura da tela.

“Acho muito importante iniciativas como essa, muitos jovens estão nas ruas praticando coisas erradas que não se deve fazer e essas oficinas são formas de mudar essa realidade”, declarou o aluno do ensino médio, Calebe Costa, de 15 anos.

No primeiro dia da oficina, na quarta-feira (1º), os alunos aprenderam o processo de construção da moldura, como cortar a madeira e produzir cada pedaço necessário para a montagem. Nesta quinta-feira (2), foi a vez de entender como é feita a montagem das molduras juntamente com a pintura e a montagem das telas. A finalização com a produção artística pintada na tela será feita na sexta-feira (3).

“Esse projeto tem tanto cunho social, quanto empreendedor. O objetivo da Semtradi é dar oportunidade através da arte não só como lazer, mas como uma forma de produzir peças comerciais que possam ser vendidas para decoradores e por quem queira deixar o ambiente de sua casa mais agradável”, ressaltou o artista plástico e ministrante da oficina, Ezequiel Amoras.

Exposição
No encerramento da oficina, os participantes farão uma exposição das telas com as pinturas artísticas com o intuito de apresentar o trabalho produzido durante as oficinas. Além das telas decorativas, também estarão na exposição os biopuffs produzidos no último curso ofertado pelo projeto Despertar.

Projeto Despertar
A oficina faz parte do projeto Despertar, uma iniciativa da secretaria para levar capacitações à pequenos empreendedores e a comunidade em geral que não teriam condições de pagar por elas. Dentro do projeto são ofertados cursos, palestras e oficinas em várias áreas, como: artesanato, empreendedorismo, pintura predial, educação financeira, cooperativismo, marketing digital e outros.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Peças serão expostas nesta sexta-feira (3), no encerramento da oficina | Foto: Wellington Barros/PMM