Em Macapá, calçadas do entorno do Cemitério São José ganham obras de acessibilidade

Trabalho pretende facilitar o acesso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Por Karla Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Revitalização no entorno do Cemitério São José | Foto: Karla Santos/PMM

Para garantir mobilidade de qualidade, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) segue implementando acessibilidade no passeio público. As ruas Santos Dumont e Paraná, localizadas nas imediações do cemitério São José, no bairro Santa Rita, receberam recentemente melhorias.

O objetivo é facilitar o acesso de idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à localidade e proximidades, e também melhorar o acesso ao cemitério.

“Estamos garantindo um passeio público mais inclusivo, moderno, responsável e que respeite a população. Dessa forma asseguramos também qualidade de vida”, explica o subsecretário municipal de Obras e Infraestrutura, Lucas Bueno.

Os serviços executados foram de aplicação de piso tátil nas calçadas e instalação de rampas para cadeirantes, também adicionados às paradas de ônibus das vias.

Principais especificações das calçadas:

  • Pisos táteis de alerta e direcional: precisam possuir a dimensão de 20×20 centímetros;
  • Largura: o recomendado é reservar uma faixa de serviço com largura mínima de 0,70 m;
  • Faixa livre ou passeio: por ser destinada unicamente à circulação de pedestres, precisa ser livre de obstáculos e ter inclinação transversal até 3%. A faixa deve manter-se entre lotes e ter no mínimo 1,20 m de largura e 2,10 m de altura livre;
  • Faixa de acesso: espaço de passagem da via pública para o lote, é uma faixa aplicável somente às calçadas com largura superior a 2,00 m. Serve para acomodar a rampa de acesso aos lotes lindeiros.

Obras de acessibilidade estão 60% concluídas | Foto: Karla Santos/PMM