Em Macapá, obra revitaliza espaços tradicionais da cultura afroamapaense

Município está investindo R$ 800 mil na reforma dos três prédios da União dos Negros do Amapá (UNA).

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Prédios recebem novo telhado | Foto: Junior Dantas PMM

A obra de reforma do prédio da União dos Negros do Amapá (UNA) já tem 60% dos serviços executados. O complexo cultural é símbolo da memória e identidade da população negra amapaense. Os trabalhos incluem a reforma do prédio administrativo, do Museu do Negro e da maloca multiuso. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, no dia 20 de junho.

Os três prédios receberão novas instalações elétricas, hidráulicas e um novo sistema de combate à incêndios. Terão também nova cobertura, pintura e piso, além da revitalização dos espaços em madeira, mureta e paisagismo.

“É muito importante a revitalização do espaço da UNA, que é historicamente voltado para a valorização da cultura do povo afroamapaense. Isso faz parte do trabalho que a Prefeitura de Macapá vem fazendo para avançar nas ações de política de igualdade racial no Município”, explica a diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina Monteiro.

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e custará aproximadamente R$ 800 mil. O recurso é a soma da contrapartida municipal e das emendas enviadas pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede) e pelo deputado federal, Camilo Capiberibe (PSB).

Estrutura
O prédio administrativo é formado por três salas, copa, depósito e dois banheiros. O Museu do Negro tem o hall de entrada, espaço para exposição e áreas livres. Já a maloca pode ser utilizada para diversas funções, com estrutura de seis salas, dois banheiros, depósito, hall e uma área verde.