Em Macapá, mutirão de serviços odontológicos zera fila de espera na UBS Congós e amplia número de atendimentos

Mutirão ofertou os serviços de extração, limpeza, restauração e profilaxia.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Medida possibilitará que mais usuários tenha acesso a odontologia | Foto: Maison Brito/PMM

Nesta segunda-feira (05), a Prefeitura de Macapá iniciou a ampliação do do número de atendimentos odontológicos a fim de zerar a fila de espera na Unidade Básica de Saúde (UBS) Congós, na zona sul da cidade. Para isso, foi promovido um mutirão que ofertou os serviços de extração, limpeza, restauração e profilaxia.

A iniciativa atendeu cerca de 100 pessoas, o que zerou a fila de pacientes do local. E como forma de ampliar o serviço, possibilitando que mais usuários tenha acesso a odontologia, a UBS Congós ampliou o serviço e agora a capacidade de atendimento é de 300 pacientes pacientes.

Com o auxílio do Odontomóvel, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, os serviços beneficiaram cerca de 100 pessoas. Já nos dias 5 e 6 de setembro, a expectativa é que a equipe de profissionais da UBS atenda 300 pacientes, que farão os procedimentos por meio de agendamento.

A dona de casa, Orlene Corrêa Gomes, de 52 anos, foi uma das pacientes da ação. Ela comenta que o serviço resolveu sua dor de dente. “Eu estava com uma dor muito forte e recebi o atendimento bem rápido. Depois que marquei, isso acabou com meu incómodo”, comenta.

Os serviços odontológicos de maior grau de complexidade são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte da cidade.

Dona Orlene Corrêa Gomes recebendo atendimento | Foto: Maison Brito/PMM