Em Macapá, público atendido pelo Creas Liberdade participa de palestra sobre Defesa dos Direitos

Trinta jovens participaram do encontro que promoveu troca de experiências e esclarecimentos acerca do tema.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Palestra foi ministrada pela defensora pública, Camila Bastos, no Creas Liberdade | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Mais de 30 pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade participaram de palestra sobre Defesa dos Direitos nesta quarta-feira (13). Na ocasião, o público compartilhou experiências, esclareceu dúvidas e debateu sobre situações vivenciadas.

“Muitas pessoas não têm conhecimento sobre os seus direitos na sociedade, então, eventos como esse são importantes para conscientizá-los. O Creas Liberdade é uma rede de apoio e estamos aqui para auxiliar da melhor maneira possível”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes.

O encontro foi conduzido pela defensora pública, Camilas Bastos, que utilizou exemplos práticos para demonstrar o direito. “As pessoas precisam saber como os direitos foram criados e como elas podem aplicá-los. Por exemplo, uma autoridade policial não pode entrar na sua casa sem que tenha um mandado judicial, caso isso aconteça, é direito do cidadão fazer uma denúncia”, detalha a defensora.

Creas Liberdade
O centro oferece apoio, orientação e acompanhamento de pessoas que sofreram algum tipo de violação de direito, como violência física, psicológica e abuso. Além de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

 “A falta de conhecimento dos direitos acaba gerando constrangimento na busca por serviços e até profissionalização desse público juvenil. Por isso, que trazemos atividades como essa”, finaliza o coordenador do Creas Liberdade, Roseny Gonçalves.